Como debater informação falsa sobre a sua empresa ou marca


Nunca foi tão fácil acedermos a qualquer tipo de informação, contudo, nunca foi tão fácil espalhar informações falsas, mascaradas de factos e dados. As chamadas “fake news” estão por todo o lado e não são apenas os políticos ou as celebridades a sofrerem com elas. Se foi vítima ou se tem receio de se tornar numa vítima deste fenómeno, conheça as melhores formas de lidar com ele.


LEIA TAMBÉM: Redes Sociais: Essenciais para lidar com trolls e haters


Refute a acusação principal

Se a sua empresa prima pelos produtos naturais e é acusado de enganar os clientes quanto à origem do que vende, o principal a fazer é demonstrar factualmente que isso não é verdade. Certificados ou vídeos da chegada de materiais brutos ou da criação do produto em si são úteis a este passo.


Contra-argumente da forma correta

Seguindo a mesma linha de cima, pode ser acusado de usar sacos de plástico em vez de papel, preferência na hora de se tornar verde. Contudo, você pode saber que a sua comunidade, o nicho para quem vende, os reutiliza, tendo imagens partilhadas que o comprovam, transformando a sua decisão numa mais valia. Olhe para a acusação e, caso seja verdadeira, perceba que pontos não estão a ser considerados.


Procure as contradições

Quanto mais a discussão se prolonga, maior a probabilidade da pessoa se contradizer, demonstrando o seu lado nocivo e a vontade que tem de o prejudicar somente por desejar fazê-lo. Se vir contradições no discurso, revele-as.


Evite insultar o outro

Usar insultos será sempre visto como pouco profissional, mostrando ainda que poderá estar sim a esconder alguma coisa, recorrendo a insultos para calar o outro. Mesmo nas situações em que já tudo foi refutado e provado como falso, deixe de responder mas nunca insulte.


Acabar vítima das fake news pode prejudicar em muito a sua marca se não responder, defendendo-se e mostrando a malícia do outro. Não pense também que o seu negócio nunca será atacado devido ao seu tamanho reduzido pois infelizmente existem sempre pessoas prontas a manchar a sua reputação.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais