Como decidir o salário ideal para a sua equipa


Definir um salário para um cargo novo ou saber como e quanto atualizar os salários atuais não é uma tarefa fácil pois uma remuneração demasiado elevada por colocar em risco as suas finanças mas uma demasiado baixa pode prejudicar a motivação da equipa e a vontade dos bons profissionais trabalharem consigo. Por isso, lembramos alguns pontos que deve ter em consideração.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Essenciais de um website bem adaptado ao mobile


Compare os valores praticados

Tente perceber junto de colegas, parceiros ou plataformas online quais são os preços praticados para determinado cargo. Isto irá oferecer-lhe uma ideia do valor médio a ter em mente, podendo depois ser adaptado a um dos fatores abaixo.


Não diminua os valores do passado

Oferecer a novos profissionais salários menores aos fornecidos no passado significa normalmente que ou a empresa está a perder receita, ou as chefias estão a beneficiar do trabalho da equipa sem a recompensar devidamente. Idealmente os salários devem ir aumentando aos poucos, consoante o crescimento do negócio, e em última caso, devem manter-se iguais, nunca diminuir.


Procure a opinião do profissional

Certos cargos especiais ou a acumulação de tarefas tornam difícil o cálculo de um salário justo e, nestes casos, sinta-se à vontade para discutir este tema com o profissional. Faça uma sugestão e questione se o valor parece justo ou que salário gostaria de receber. Cheguem a um meio termo mas tenha a certeza de que o acordo não o prejudica.


Tenha atenção o custo de vida

Uma das razões porque os salários nas grandes cidades costumam ser maiores, é que o custo de vida nelas é também elevado. Quando existe a possibilidade, incentive a equipa com bons salários que lhes permitam viver sem dificuldades nestes locais.


LEIA TAMBÉM: Reunião: Como apresentar os dados dos gráficos de forma coerente e cativante


No final lembre-se que uma remuneração pobre irá desmotivar a equipa, prejudicando a sua produtividade e os resultados da empresa, colocando também em risco a procura de bons profissionais, cujos tendem a preferir marcas que os remunerem corretamente. Respeite o ordenado mínimo mas tenha em atenção os aumentos necessários e possíveis.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais