Como demonstrar apreciação e respeito pela equipa?


Demonstrar o respeito e a apreciação que tem pela equipa é meio caminho andado para um ambiente saudável e uma marca que os profissionais têm orgulho de representar. Esta demonstração pode advir de um trabalho bem feito, de uma campanha bem sucedida ou dos eventos do dia-a-dia que vai vendo.


LEIA TAMBÉM: Como melhorar a cultura da sua empresa


Agradeça o seu esforço direta e indiretamente

O primeiro passo é, claro, comunicar à equipa os seus sentimentos. Quer seja numa reunião, individualmente ou no início de um típico dia de trabalho, não tenha receio de mostrar o que pensa de quem está ao seu lado. De igual forma, não é nada anormal agradecer a todos pelo seu esforço em público, através das redes sociais, em momentos especiais como o aniversário da empresa.


Organize momentos casuais em equipa

Quando a normalidade regressar, pense em organizar um ou dois almoços/jantares de empresa. Um evento casual num bom restaurante com refeição paga, mostrando o apreço e criando mais uma oportunidade para a equipa conviver fora do local de trabalho.


Distribua bónus por grandes achievements

A chegada de um novo parceiro ou o lançamento de sucesso de um novo produto requerem celebração e a equipa irá agradecer se o seu esforço for reconhecido, através de um bónus ou outras regalias que possa disponibilizar. Ainda que uma palavra de apoio signifique muito, não quer dizer que não recompense monetariamente também.


Permita que todos coloquem as suas opiniões na mesa

Existem decisões que cabem a si mas isso não quer dizer que não possa ouvir a opinião da equipa, tanto em projetos como em decisões que os tenham como foco. Lembre-se que todos temos as nossas experiências e perspectivas e, quem sabe, talvez descubra algo que ainda não conhecia.


Sim, os profissionais estão na sua empresa para exercer as suas funções corretamente mas afirmar a sua competência e os benefícios que o seu trabalho árduo trazem à empresa é sempre uma motivação adicional e desejada por quem o rodeia. Não tenha medo de demonstrar apreciação por quem o ajuda a chegar onde está.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais