Como detectar comportamento tóxico na sua empresa?


Um ambiente no local de trabalho positivo é o ideal para o bom funcionamento de uma empresa, no entanto, é sempre preciso estar com atenção a momentos que podem marcar negativamente o seu escritório. Quando um dos seus empregados se sente desrespeitado, é natural que este venha a transmitir os mesmos sentimentos perante a restante equipa, o que levará à criação de comportamentos tóxicos regulares na sua empresa. Fazer com que os seus empregados se sintam confortáveis, aumenta não só a sua produtividade, mas gera também um sentimento de comunidade, o que levará a um melhor ambiente na empresa. Por isso, damos-lhe algumas dicas para detectar comportamento tóxico na sua empresa.


LEIA TAMBÉM: Como tornar o seu escritório mais verde


A criação de rumores ou mentiras

Espalhar rumores sobre colegas ou o funcionamento da empresa podem ser alguns dos elementos mais discretos e preocupantes por detrás de um comportamento problemático. Para além disso, estes são frequentemente difíceis de acompanhar e desvendar a sua origem, levando a uma crescente desconfiança entre a equipa.


O uso de tons hostis ou de gritos para se expressar

Gritos e outros tons hostis em geral são os principais sinais de que há um problema na equipa. Estes ilustram a materialização de uma agressividade crescente, bem como do potencial surgimento de bullying. Estas actitudes causam não só porque desconforto entre os restantes membros, mas podem gerar também uma grande queda na produtividade.


A realização de declarações inapropriadas e a utilização de palavras vulgares

Os comentários impróprios às situações presentes e a linguagem vulgar no local de trabalho são, por vezes, os principais sinais de que há um problema de atitude dentro da empresa. O melhor a fazer quando se depara com uma situação destas é confrontar pacificamente o elemento responsável e aconselhá-lo, dando-lhe indicação de formas a melhorar as suas acções.


O desrespeito os que o rodeiam

Não perdendo de vista os pontos anteriores, o desrespeito pelos colegas que nos rodeiam é de grande importância em situações de toxicidade no local de trabalho, uma vez que facilita a propagação de conflitos e ajuda à expansão do problema em causa.


A exibição de atitudes ou crenças tendenciosas

Nem sempre é fácil avaliar as crenças que os nossos colegas ou empregados exibem, no entanto, é de muita importância ter em atenção quando estas entram em conflito com o desenvolvimento das suas tarefas, e antecipar quando começam a causar problemas de produtividade.


Ser fisicamente perturbador

Por vezes, o temperamento de certos indivíduos leva-os a exibir ações de maior agressividade. Entre elas temos, por exemplo: atirar objectos quando está zangado, bater de forma agressiva na mesa, etc. Estas são algumas das atitudes que não devem ser ignoradas, pois facilmente escalam, podendo vir a causar problemas mais sérios.


Qualquer um destes pontos será rapidamente identificado como comportamento não profissional, o que acaba sempre por gerar stress entre a equipa e ao desenvolvimento de falta de confiança entre os colegas.


Keywords: Cultura, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais