Como diminuir as filas na sua loja


Se a existência de filas longas já era um problema, este aumenta com o desenvolvimento da atual pandemia e da necessidade de nos mantermos afastados. Se possui um espaço físico, descubra dicas de como melhorar a eficácia do atendimento, ao mesmo tempo que evita que o cliente se coloque em risco ou que fique à espera demasiado tempo.


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Se o cliente não bem até si, vá até ao cliente

Existem atualmente aparelhos e softwares que permitem levar a “caixa” até ao cliente, permitindo-lhe picar os produtos e tratar do pagamento sem a necessidade de estar numa fila tradicional. Outra vantagem deste tipo de programa, o Point of Sale (POS), é que pode ser instalado em smartphones ou tablets, estando sempre disponível.


Separe as estações de atendimento

Se vende produtos que podem ser devolvidos ou trocados, garanta que existe uma caixa (ou um espaço), somente para estas operações. À semelhança, crie um ponto específico para as reclamações ou oferta de informações gerais.


Aproveite as senhas virtuais

Quando trabalha com senhas é natural que comecem a acumular-se cliente à frente da sua loja, temendo perder a vez se deambularem demasiado. Os programas de senhas virtuais permitem que os consumidores vagueiem pelo espaço em redor, apresentando-se quando chega a sua vez.


Agenda um atendimento personalizado

As seguradoras e as agências de viagem são exemplos de áreas que estão a adotar o atendimento presencial agendado. Deste modo, evita a acumulação de clientes, cujos não têm de esperar para serem atendidos, e de certa forma dá uma atenção especial e personalizada a quem o procura, sabendo que tem para si um espaço de tempo dedicado.


Adote o self-service

O self-service está a invadir todo o tipo de mercados e uma das razões que levam a isso é a facilidade com que podem ser usados por todas as gerações, mesmo aquelas que não estão muito à vontade com as novas tecnologias. Incluir no seu espaço uma destas caixas, irá aliviar a fila quando o cliente deseja apenas alguns produtos pequenos.


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Se antes era fundamental perceber como diminuir a quantidade de clientes em loja, agora (e no futuro) essa decisão torna-se numa prioridade à qual não pode escapar. Pequeno ou grande, o seu espaço pode ser sempre melhorado, tornando-o num espaço seguro e com um atendimento verdadeiramente eficaz que levará as pessoas a retornarem.


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