Como discordar do outro da forma correta
Quando trabalha em grupo, é impossível concordar sempre com colegas, chefias ou parceiros, no entanto, expressar a uma opinião adversa pode ser um desafio, por isso, trazemos alguns truques para o ajudar.
Alimente um ambiente propício
Enquanto chefia, deve garantir que a equipa se sente à vontade para expressar a sua opinião mesmo quando esta vai contra à professada por um superior. Isto irá incentivá-la a falar abertamente sem medo de represálias.
Baseie-se em factos
Dizer que não concorda e não oferecer argumentos para essa decisão será visto como algo infantil e que serve apenas para desmoralizar o outro. Quando discorda, faça-o baseando-se em factos ou experiências passadas que justificam o seu ponto de vista.
Não insulte
Por mais que discorde de alguém, é fulcral respeitar o outro. Optar por um insulto irá transmitir uma ideia de falta de profissionalismo, prejudicando a sua reputação e relações de trabalho.
Procure compreender se é uma opinião popular
A maioria concordar com você irá suportar e fortalecer a opinião, por isso, questione colegas e amigos para analisar até que ponto o seu ponto de vista é algo partilhado ou uma ideia pouco popular que pode não ser aplicável.
No final, mantenha uma mente aberta a outras perspetivas e aprenda a lidar com o facto de que não estará sempre certo. Aceite ainda que mudar de opinião é saudável quando a mudança acontece devido a nova informação fidedigna - de livros, palestras, ou outros estudos.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo