Como dar um discurso sem se deixar levar pelos nervos


Ter de dar uma apresentação em público é um dos maiores receios de qualquer indivíduo. No entanto, para uma pessoa de negócios, esta tarefa não é apenas um pesadelo, mas sim uma inevitabilidade. Desde muito cedo que somos obrigados a enfrentar esta ideia, mas o certo é que nunca ninguém nos preparou para o grande discurso.


LEIA TAMBÉM: Dicas para escrever um bom discurso


Por isso mesmo, nós preparamos algumas dicas que o ajudarão a superar o medo de discursar perante audiências, esta pode parecer uma tarefa aterradora, mas com algum treino vai ficar preparado.


Mantenha-se familiarizado com a temática

Pode parecer óbvio, mas este é, acima de tudo, o ponto mais importante da sua preparação para o grande dia. Deve escrever, rescrever, estudar, e ensaiar todo o material do discurso de forma a garantir estar bem informado e preparado para qualquer eventualidade.


Os lapsos acontecem a todos e são maioritariamente imperceptíveis

Quando chegar o momento de pisar o palco você vai ter todo o material na ponta da língua, no entanto, é natural que no decorrer da sua apresentação ocorram alguns lapsos. Não deixe que estas pequenas falhas o descarrilem, na maioria das situações apenas o autor da apresentação se apercebe que algo não correu como desejado.


Conheça o local do discurso e saiba quem o vai apresentar

Evite ter medo do desconhecido, estudo o local onde vai realizar o seu discurso, e se possível, envie a sua apresentação no local. Preparar-se e antecipar qualquer problema ajuda a combater a sua ansiedade. Para além disso, recomendamos ainda que esteja informado sobre quem o vai chamar ao palco, e como será realizada a sua apresentação. Isto não só ajuda a prepará-lo mentalmente, mas também assegura que não fique distraído com algum erro na sua introdução.


Imagine a sua performance

Sempre que tiver uma oportunidade, visualize a sua apresentação. Tire um momento do seu dia para imaginar como esta vai correr de início ao fim, isto não só o ajuda a preparar o material, mas também a superar qualquer falta de confiança que tenha nas suas capacidades.


Estude a sua audiência

Não há nada melhor para a sua convicção do que estar ciente de quem compõe a sua audiência. Apesar da sua apresentação estar definida, conhecer o seu público alvo auxilia-o na inclusão de alguns detalhes que podem ajudar a cativar ou a reter a atenção do público.  


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais