Como dizer “não” de forma profissional


Algumas profissionais têm um grande problema a dizer que “não” a quem os rodeia mesmo quando o pedido é prejudicial ao seu trabalho ou ao futuro da empresa - talvez um trabalho extra que levará ao atraso de projetos mais importantes ou o pedido de uma parceria em nada vantajosa. Normalmente, isto deve-se ao medo de ser visto como uma “má pessoa” ou como um profissional com o qual ninguém pode contar, prejudicando a sua reputação junto de outros empreendedores. Contudo, dizer que “sim” a tudo, acabará por prejudicá-lo ainda mais e é preciso aprender a dizer que “não” de forma simpática e educada quando este é fulcral.


Explique que não o consegue agendar

Se for um pedido de trabalho extra, esclareça que devido ao trabalho que já tem agendado, aceitar o pedido pode ser um risco, temendo não o conseguir executar em tempo útil. Para não prejudicar a outra parte, prefere não aceitar. Esta resposta é genuína, ou pelo menos soa genuína, e irá ajudá-lo na maioria das situações.


Nem tudo o que parece favorável o é

O modo como lhe “vendem” um projeto pode parecer promissor, no entanto, isto pode estar a ser causado pelas boas capacidades de comunicação do outro. Antes de aceitar um projeto grande que o possa prejudicar, peça algum tempo para analisar a oferta e verifique se este não é um passo em falso.


Apresente outro candidato ao trabalho

indicar um colega ou um amigo que possa dar encaminhamento ao pedido que lhe foi feito é uma boa opção para não prejudicar o seu trabalho enquanto mostra que deseja ajudar o outro.


Adapte consoante necessidade

Imagine que o projeto até lhe interessa mas no modo como está planeado é impossível de incluir na sua agenda. Podem existir algumas alterações que ao serem feitas já permitem que você possa aceitar. Explique a razão das mudanças e combine tudo da melhor forma.


Aprenda a analisar bem o que lhe é pedido e não tema dar uma nega sempre que esta for necessária. Aceitar tudo o que aparece irá igualmente prejudicar o modo como os bons profissionais o veem pois rapidamente perceberão que é impossível você ter tempo para todos os projetos.


OUTROS ARTIGOS:

Micro-Influencers: Como alcançar as melhores parcerias

Redes Sociais: Melhore os seus resultados


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais