Como elaborar uma carta de demissão
Se está na altura de deixar a sua empresa atual deve fazê-lo não apenas conversando com a sua chefia mas também através de uma carta de demissão, mas cuidado, se mal elaborada esta pode prejudicar a sua admissão a outros empregos.
Dite claramente a data em que pretende sair
A empresa deve saber em concreto qual a data em que pretende deixar de trabalhar, tendo tempo para encontrar um substituto e fazer as alterações necessárias a uma transição saudável. Por outro lado, você deve deixar igualmente claro que se disponibiliza a dar formação ou a ajudar à integração do membro que irá ocupar o seu lugar.
Comente tudo o que aprendeu na empresa
O modo como cresceu enquanto pessoa, os conhecimentos que adquiriu, tudo o que viveu de positivo pode e deve estar na sua carta de demissão, tornando-a num documento positivo da sua experiência e não apenas mais uma burocracia.
Evite explicar a sua saída
Por mais que sinta que deve explicar a sua saída, esta é normalmente associada a melhores condições ou com o desagrado com elementos da empresa atual. Essa informação deve ficar para si. Evite usar este documento para abertamente dizer tudo o que não gosta da empresa pois isso poderá prejudicar futuros empregos cujas chefias contactem a sua empresa anterior.
Evite comentários negativos em geral
De igual modo, há quem use esta carta para exteriorizar conflitos que teve com colegas, clientes, ou outros membros, e isso é um comportamento tóxico que não será bem visto por ninguém. Não saia criando mais um conflito.
A saída de uma empresa pode ser um passo natural ou uma situação mais atribulada mas perceba que deve estar acima de tudo isso, sendo o mais profissional possível.
OUTROS ARTIGOS:
Erros a não cometer na entrevista de emprego
Como melhorar a forma como o veem