Como escolher o nome da sua empresa / negócio


O nome da empresa será o seu primeiro grande desafio pois uma má escolha pode prejudicar todas as suas tentativas de marketing, por isso, é importante pensar bem em quais as suas opções e nas formas mais criativas de criar um nome.


Curto e fácil de memorizar

O nome da marca deve ser algo curto como um nome ou uma sigla de modo a ser facilmente lembrada pelos futuros clientes. Nomes demasiado longos podem acabar por ser mal memorizados, tornando o seu processo de marketing mais lento e complexo.


Único e criativo

A pior coisa que pode acontecer é o cliente procurar o seu nome online e ir parar ao site da concorrência. Isto pode acontecer se o nome da sua empresa já estiver a ser usado ou se for semelhante a um nome existente, uma vez que, o Google revela primeiro os sites e as páginas com mais movimento, levando o seu para a segunda ou terceira página de pesquisa.


Nomes nacionais

Um nome estrangeiro ou inventado pode ser mais criativo mas será que é facilmente pronunciado por quem o segue? Opte por um nome de familiar ou uma expressão reconhecida. Claro, se o seu intuito é o mercado estrangeiro, deverá ter em atenção um nome mais virado para esse público-alvo.


Peça sempre a amigos e até aos primeiros clientes (no caso de um kickstart) que o ajudem a escolher o nome mais indicado, dizendo-lhe quais as opções que soam melhor e que são facilmente memorizáveis. Se o objetivo é o nome significar algo, questione-os sobre até que ponto o intuito foi conseguido.


OUTROS ARTIGOS:

O que não incluir no seu website

Os melhores editores de imagem gratuitos


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais