Como escolher um bom nome para o seu negócio em 2020


2020 foi um ano de muitos apertos e desafios mas não foi o fim do sonho de muitas pessoas que esperam agora pelo novo ano para se aventurarem nos seus próprios projetos. Um dos elementos mais importantes desta etapa é a escolha de um nome que lhe traga vantagens e é esse tópico que iremos discutir.


LEIA TAMBÉM: Plano de Negócios: Essenciais a considerar na hora de o atualizar


Não opte pela primeira ideia

A primeira ideia que tem para um nome pode parecer boa mas não deve necessariamente optar por ela. Junte os amigos, os futuros colegas e a família para um brainstorm, garantindo que consegue todas as sugestões possíveis.


Confira a existência do nome

Imagine que quer chamar ao seu talho “O Talho do Zé” mas ao procurar no Google, percebe que existe outra empresa com esse nome, com boa presença online, desde redes sociais grandes e um website profissional. Isto significa que quando alguém pesquisar “O Talho do Zé” irá parar a essa loja e não à sua. Conseguir presença nos motores de busca requer tempo, dedicação e a não existência de concorrentes fortes. Por isso, quando tiver o nome em mente, tenha a certeza de que é único, pelo menos da sua região ou país.


Alie o nome ao produto

“O Talho” ou “O Zé” são opções pouco cativantes ou pouco informativas. Numa fase inicial é importante conseguir os dois, dizendo ao cliente do que se trata o negócio, enquanto escolhe algo pessoal e interessante. Com o tempo, pode largar parte do nome. Por exemplo, se for uma loja de renome, pode passar apenas para “O Zé”, pois grande parte da população já saberá do que se trata.


Fuja de nomes complexos

O que acha fácil de pronunciar nem sempre o é para os outros. Se escolher um nome fora do vulgar, tenha a certeza de que este se escreve como se lê (evitando que o cliente procure mal na internet), e peça a amigos para lhe dizerem o nome de volta, garantindo que não ocorram erros.


LEIA TAMBÉM: Formulário de Satisfação: Os principais cuidados a ter em conta


O mau nome pode colocar em risco o sucesso da sua empresa mesmo quando o produto e toda a parte que está por detrás dele é excelente. Não se apresse nesta decisão e não tenha receio de a colocar a quem lhe é mais próximo para conseguir aquele feedback inicial tão importante.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais