Empreendedorismo
Como escrever um bom currículo
Criar um bom CV pode revelar-se um dos maiores desafios do início da sua vida profissional – isto porque, na maioria dos casos, os empregadores não gastam mais do que três segundos a decidir se o currículo vale ou não a pena ler.
Eis algumas dicas essenciais para escrever um bom e atrativo CV.
Inclua sempre o básico
Cada vez menos há formas certas ou erradas de fazer um currículo, mas uma parte essencial de fazer um é incluir informações básicas corretamente: Não se esqueça: informação pessoal e de contacto, educação, historial profissional, experiência, skills relevantes (para o trabalho em questão), interesses, hobbies, referências, prémios.
Apresentação é tudo
Um CV de sucesso tem sempre uma apresentação cuidada e clara. Se não é especialista em design, não invente: o layout deve ser simples e bem estruturado. Não quer isto, contudo, dizer que deve ter o CV igual a toda a gente. Muito pelo contrário. Currículos iguais não são memoráveis, por isso invista algum tempo em criar um layout SEU. O esforço vai compensar.
Não deixe “buracos”
“Buracos” no currículo são imediatamente bandeiras vermelhas, mas se não os explicar ninguém vai dar-lhe o benefício da dúvida. Esteve sem trabalhar dois anos, mas perspetive-o na positiva – fez voluntariado? Tirou algum curso? Investiu em algum projeto especial?
Introdução específica
Não seja frio e inclua sempre uma apresentação flexível onde explicita porque é que é a pessoa certa para o trabalho a que se está a candidatar.
Mantenha-se SEMPRE atualizado
O seu CV deve estar atualizado quer esteja à procura de emprego ou oportunidades ou não. Sempre que a sua carreira trouxer mudanças, anote-as para que mais tarde não as esqueça e as deixe de fora.
Releia, releia, releia
Não há nada pior no recrutamento do que desleixe. Se um empregador encontrar erros no currículo quem fica mal na fotografia é você.
Diga a verdade
Toda a gente já mentiu nos seus currículos, certo? Não, nem por isso. Mentiras no currículo podem levar a grandes problemas se, por algum motivo, o empregador descobrir que não foi verdadeiro – quer porque na verdade não é fluente em Mandarim ou porque nunca foi CEO numa empresa alentejana de queijos.
Apoie-se nos números
Apoiar as suas conquistas com resultados práticos torna a sua “venda” muito mais fácil. Porque há-de dizer apenas que ajudou a aumentar as vendas da última empresa onde trabalhou se pode especificar que as aumentou 70% em menos de seis meses?
ARTIGOS RELACIONADOS
Curriculum Vitae