Empreendedorismo
Como acabar com a Procrastinação
Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser solucionada ou terminada mais tarde. A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
Eis algumas estratégias para evitar este bicho de sete cabeças.
- Seja realista com o tempo. Antes de iniciar a tarefa, avalie quantos minutos (ou horas) lhe tomará e verifique se, antes de a iniciar, a conseguirá concluir. Ou, por outro lado, se será curto para o tempo que lhe adquire – o que é ainda mais relevante em termos de distração, visto que se poderá deixar levar pela imaginação e tornar algo de 15 minutos numa hora. Tome muita atenção e comece a anotar o tempo que demora a cumprir as suas tarefas.
- Arranje uma agenda e defina prazos. Anotar as funções e o respetivo prazo (e duração) é fundamental, pois ajuda-o a focar-se em terminar o trabalho e a concluir o objetivo – além de garantimos ainda que é um prazer enorme riscar tarefas de uma folha cheia de afazeres.
- Faça pausas regulares e estipuladas. Fora da área de trabalho, preferencialmente, e sem pensar no mesmo. Todos nós já experienciámos esta situação e compreendemos a importância de andar um pouco ao ar livre sem pensar no trabalho. Se estiver muito tempo fincado num assunto, a tendência é que comece a percebê-lo pior e tente encontrar outros escapes que não lhe fazem falta. Quando assim for, já sabe: levante-se, respire fundo, e volte a tentar quando se sentir menos sobrecarregado.
- Procure trabalhar em ambientes produtivos. É muito importante que possa escolher onde trabalhar e com quem trabalhar. Se puder escolher, a sua casa pode não ser bem o lugar ideal. Concentre-se em lugares com poucas distrações sonoras e visuais, evite cafés lotados e com televisão e opte por bibliotecas ou salas de leitura. Se o ambiente de trabalho é inerente à sua escolha, talvez seja útil espreitar a próxima sugestão.
- Ouça música que se coadune com o ritmo das suas tarefas. Ter uma playlist pronta quando começa a lançar mãos à obra é uma jogada de mestre. Apesar de ser um belíssimo filtro para ruídos indesejáveis, note que deve escolher algo instrumental de forma a não criar uma distração extra. Os sons melodiosos (aqueles que o agradam) irão ajudá-lo na libertação de dopamina, estimulando a concentração nos seus pensamentos.
- Foque-se na recompensa. Inspire-se na satisfação de entregar resultados no devido horário (ou mesmo antes) e deixe-se levar pela maresia da produtividade. Não perde nada em ser focado e organizado, apenas poupará tempo e receberá reconhecimento se levar o trabalho com seriedade e determinação. Por isso, lembre-se, eyes on the prize!
- Seja positivo e acredite no seu bom trabalho. Confie em si e na sua intuição, não se deixe levar por indecisões e não fique apenas a fantasiar com os resultados que gostaria de obter. Crie passos para chegar aos objetivos e não seja demasiado duro no seu autojulgamento. Mantenha-se afirmativo e motivado para que a criatividade não cesse.
- Acorde e deite-se cedo. Não há melhor sensação daquela que temos ao acordar pela manhã e sentir o sossego generalizado do mundo, o despertar da vida. Trabalhar durante a manhã não só lhe trará um sentimento de produtividade acrescido devido à energia de início do dia, como o irá salvar de juntar trabalho para mais tarde, quando já estiver mais cansado e distraído - começar o dia mais cedo significa salvar energias para quando mais precisar.
- Proíba as redes sociais. É verdade; está em último mas poderia estar no topo ou até merecer um artigo específico. A não ser que tenha de consultar regularmente as redes sociais a nível profissional, deve bani-las nas horas de trabalho. Facebook, Instragram, Twitter, Pinterest ou outras modalidades devem ser esquecidos: com eles vêm imagens, conversas e pensamentos exteriores que o pode (e vão, certamente) remeter para o imaginário e vida social, que não precisa de dominar neste momento.
ARTIGOS RELACIONADOS
10 Dicas de Gestão de Tempo que Resultam