Como evitar entrar em ruptura de stock


Alturas especiais como o Natal, o Halloween e a Páscoa são alturas em que as quebras de stock são mais frequentes e isto deve-se normalmente a uma má preparação. Para evitar que isso aconteça, analise bem estes elementos.


LEIA TAMBÉM: Entrevista de Emprego: O tipo de questões mais colocadas


Saiba quanto vende cada produto

O primeiro passo é analisar as vendas diárias e mensais. Quais os produtos que são mais adquiridos e quais aqueles que são menos apelativos. Isto irá servir de base aos seus cálculos pois se um produto tem grande saída em condições normais, em épocas especiais terá de contar com uma saída ainda maior.


Analise os produtos mais procurados na época

Se está no regresso às aulas, mochilas, cadernos e outros materiais serão os mais adquiridos. Se está no Halloween, o mais provável é haver uma crescente procura em adereços de terror e produtos doces. Se está a comemorar o dia internacional da mulher irá ver a procura acentuada de produtos considerados femininos.


Acompanhe as tendências

Imagine o Halloween. Você pode ser especialista em disfarces e sabe que os referentes a personagens de terror têm sempre saída, contudo, saiu recentemente um filme que é a grande moda e você sabe que será o mais escolhido. Para além do reforço natural, deve manter-se a par das tendências e redobrar o stock para produtos que você sabe serem bastante procurados naquele ano específico.


Faça as encomendas antecipadamente

Não espere até ao último dia para encomendar os brutos ou os produtos. Faça o pedido com tempo, no mínimo um mês antes, e garanta assim que tem todos os produtos desde o primeiro dia, evitando que o cliente se desloque à concorrência.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Como saber se está na hora de mudar de computador


Uma ruptura do stock é sinal de uma perda no número de clientes, levando-os a procurar outras lojas e, eventualmente, levando-os a permanecer com elas. Ao não possuir os produtos, irá também transmitir a ideia de falta de preparo, deixando má impressão junto de quem o visita.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais