Como garantir uma boa experiência com jornalistas


Provavelmente já teve de lidar com colegas ou chefias que tentam explicar-lhe como fazer o seu trabalho, não compreendendo que atrapalham em vez de ajudar. Na tentativa de ser prestável, é natural que caia em erros pouco apreciados e os jornalistas são alguns dos profissionais que mais têm de lidar com isto. O desejo de conseguir uma boa reportagem ou uma entrevista apelativa não pode ter como consequência a quebra de boas relações com a outra parte, garantindo não apenas um bom resultado final como uma maior probabilidade de ser contactado no futuro.


LEIA TAMBÉM: Dicas para brilhar na sua entrevista em vídeo


Querer encher o artigo de informação

É fundamental que toda a informação importante esteja no produto final, seja ele uma entrevista, uma reportagem ou um pequeno artigo de apresentação. Mas é também fulcral saber distinguir corretamente o que é relevante e o que pode ser descoberto pelo leitor mais tarde. Insistir em encher o artigo com dados que não importam, irá frustrar o jornalista e você arrisca-se a acabar com algo mal construído e pouco eficaz no objetivo principal de o promover.


Não conhecer as melhores plataformas para envio de ficheiros

O WeTransfer e o TransferNow são alguns dos websites mais usados quando se trata do envio de ficheiros, contudo, raros são os usuários que adquirem as suas versões pagas, ou seja, os ficheiros permanecem online durante muito pouco tempo. Ainda que isto possa ser uma opção para enviar algo a um colega que irá descarregar o conteúdo no dia, o mesmo não se aplica a um trabalho longo como uma reportagem ou uma entrevista - correndo o risco de ter o jornalista a pedir-lhe os ficheiros duas ou três vezes, um processo penoso para ambos. O ideal é usar plataformas profissionais, como o One Cloud ou o Google Drive, cujos permitem criar um link individual para enviar a determinada pessoa, tendo esta acesso aos ficheiros até estes serem eliminados por si.


Partilhar imagens sem as autorizações e informações devidas

Numa altura em que os direitos de autor são tão importantes, é terrível enviar informações sem as devidas autorizações. A fotografia é sua? Deixe isso claro no nome desta. Foi retirada de um espaço que disponibiliza opções gratuitas? Coloque o nome do website e o ID da imagem. De igual modo, se envia a fotografia de quatro pessoas diferentes, deve identificá-las para que sejam apresentadas corretamente, evitando que o jornalista tenha de perder tempo a contactá-lo para conseguir essas informações essenciais.


Enviar e-mails em excesso

Enviou um pedido de entrevista ou um press release sobre um lançamento que acredita ser relevante para o website/jornal mas não obteve resposta? O pior que pode fazer nesta situação é insistir incessantemente através de e-mails diários e até telefonemas. A melhor opção é deixar passar uma semana e aí sim enviar uma mensagem simpática a pedir feedback. Lembre-se que o jornalista não trabalha para si e é provável que tenha em mãos excesso de trabalho, não conseguindo responder. Ou, em última análise, o seu contacto não suscitou interesse e deverá trabalhar nele em situações futuras. Tentar forçar uma publicação irá colocá-lo na lista negra.


Pedir updates constantes ou não responder a e-mails

Uma reportagem ou uma entrevista demoram a ser elaboradas e de nada adianta enviar mensagens diárias a questionar sobre a sua publicação. De forma semelhante, deve responder prontamente a e-mails ou telefonemas do jornalista, tirando dúvidas, dando dados adicionais, entre outros.


Mesmo que involuntariamente, não é incomum os jornalistas se depararem com profissionais impacientes e que tentam micro gerir o seu trabalho. Não seja esta pessoa e cultive uma boa relação com eles, mostrando profissionalismo e vontade de colaborar no futuro.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais