Como garantir um bom workflow na sua empresa
Segundo a Workflow Management Coalition, o workflow representa a sistematização do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos determinados. De um modo simplificado, o workflow – ou fluxo de trabalho – consiste então num padrão orquestrado de atividades necessárias para completar uma determinada tarefa.
Cada passo no workflow tem uma etapa específica que o precede e outra que o sucede – com exceção da primeira, é claro. Num workflow linear, o primeiro passo é geralmente iniciado por um acontecimento externo. No entanto, se o workflow tiver estrutura de loop, o primeiro passo é iniciado pela finalização do último.
Existem vários tipos de workflow, mas podemos distinguir aqui genericamente três:
- Ad Hoc: regras e procedimentos podem ser criados e/ou alterados durante a operação;
- Workflow de Produção: regras de procedimentos estão previamente definidos;
- Workflow Administrativo: híbrido que envolve atividades estruturadas e repetidas e outras mais flexíveis
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