Como gerir a sua empresa enquanto está no estrangeiro


Quer seja durante o período de férias ou em viagens de trabalho, é possível que tenha de gerir a sua empresa enquanto se encontra fora do país, tarefa nem sempre fácil. Para o ajudar, deixamos algumas dicas importantes de forma a conseguir manter os bons resultados mesmo quando não pode estar fisicamente presente.


Leia também: Vá de férias sem que a sua empresa sofra com a sua ausência


Procure profissionais autónomos

Ter uma boa equipa inclui contratar profissionais autónomos e que não precisem se microgerência constante por parte de uma chefia. Quando ocorre um problema, é fundamental que esta saiba encontrar soluções para que lhe consigam apresentar respostas e não apenas problemas.


Aprenda a delegar

Muitos empreendedores sentem que são os únicos capazes de executar determinadas tarefas e, por norma, isso não é verdade. Ainda que determinadas funções sejam da sua responsabilidade, deve aprender a confiar na equipa, delegando sempre que necessário. Aprova os artigos do seu website? Treine um membro para que o possa fazer quando você não está.


Considere os melhores meios de comunicação 

Num escritório é fácil comunicar com o outro, no entanto, qual o canal de contacto quando está no estrangeiro? As chamadas e SMS são caras e existem dezenas de meios que podem ser usados, do Whatsapp ao Microsoft Teams, passando pelo Skype e pelo Messenger. O que acontece quando alguém lhe enviar uma mensagem importante para uma plataforma que não usa? Deixe claro quais os meios de comunicação, dando ênfase aos mais utilizados e aos que devem ser escolhidos em caso de emergência.


Prepare a equipa psicologicamente 

Pode parecer simples. Você não está no escritório mas continua em função. No entanto, a falta presencial da chefia pode deixar a equipa nervosa, temendo não conseguir solucionar imprevistos ou não sabendo a quem pedir ajuda. Identifique de modo claro quem será o seu "substituto" quando você não está disponível - porque o fuso horário é diferente ou porque você se encontra em reunião, por exemplo -, e assegure todos de que esta ausência não afecta negativamente o funcionamento da empresa. 


Leia também: Aprenda a inserir as férias no seu calendário


Este pode ser sim um desafio tanto para si quanto para quem trabalha consigo, no entanto, demonstre que juntos conseguirão vencer, aprendendo com a experiência e mostrando o que vale.


Keywords: Chefia, Férias, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais