Como incentivar os seus filhos a se tornarem empreendedores


Um artigo de como incentivar crianças a se tornarem empreendedoras pode parecer estranho, afinal, estarão longe do dia em que o futuro profissional será uma preocupação. Contudo, este tipo de educação traz algumas vantagens de aprendizagem que podem ser aplicadas a qualquer situação das vidas destes jovens.


Leia também: Produtividade: Truques para ajudar pais a reduzir o stress matinal


Dê espaço à individualidade

Existem regras que devem ser cumpridas dentro e fora de casa, garantindo que a criança se torna num adulto responsável e capaz de conviver numa sociedade. No entanto, todos temos música preferida, filmes que nos marcam, um estilo de roupa que transmite a nossa personalidade individual. Estes aspectos devem ser protegidos.


Sem errar não se aprende

É difícil olhar para alguém mais jovem que está prestes a cometer os mesmos erros que você cometeu, havendo uma tendência a castigar ou a alertar quando estes momentos aparecem. Porém, por norma os avisos de pouco servem e os erros acabam cometidos. Tomar más decisões e enfrentar as consequências é fundamental ao desenvolvimento de qualquer pessoa, criando resiliência e bases para que no futuro melhores decisões sejam tomadas. Claro, isto não significa que não possa aconselhar.


Encoraje a mudança

Aprender um desporto, começar a praticar exercício ou melhorar a dieta, tudo isto são mudanças nem sempre fáceis e, enquanto tutor, deve apoiar estas decisões, ajudando o jovem a pôr em prática os seus planos. Inscreva-os num clube, procure um bom nutricionista, entre outros.


Mantenha-os ativos

Possuir várias atividades ao longo dos anos permite não apenas encorajar a aprendizagem e a descoberta de interesses, como é benéfica no desenvolvimento de técnicas de organização de tempo.


Incentive o conhecimento

Se a criança demonstra interesse numa determinada área, não olhe para isso apenas como um momento passageiro. Quer ser um astronauta? Ajude-o a aprender mais sobre o universo. Quer ser um médico? Existem livros sobre o corpo humano para crianças. Quer aprender a falar uma língua estrangeira? Procure professores na área. Sublinhe o facto da aprendizagem ser uma atividade constante ao longo da vida, tanto pessoal quanto, no futuro, profissional.


Leia também: O que saber antes de investir no mundo dos e-sports


Crianças devem ser crianças mas existem alguns passos que pode e deve tomar para enriquecê-las com conhecimento e experiências que, quem sabe, um dia as tornarão nos novos empreendedores.


Keywords: Educação, Formação, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais