Como deixar a sua equipa feliz sem ter necessariamente incentivos financeiros


Se deseja construir uma boa cultura na sua empresa, motivando os profissionais a permanecerem consigo e a alcançarem bons resultados, deve pensar em bons incentivos, contudo, estes não têm de ser sempre financeiros, especialmente em momentos de crise como a que vivemos hoje em dia.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os erros mais frequentes das chefias


Seja o mais transparente possível

É natural que determinados processos fiquem de fora da comunicação geral da equipa, no entanto, quando existe um problema é importante que o transmita, ao lado dos passos que estão a ser dados para o resolver e quais as consequência que ele pode ter para a equipa. Deste modo, se o pior acontecer, esta estará preparada e saberá que você está sim a tentar ultrapassar a situação.


Considere optar pelo trabalho remoto

O trabalho remoto é uma das melhores formas de permitir equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, por isso, reflita sobre a possibilidade de optar por este método se for desejado pela equipa.


Apoie os membros em momentos difíceis

Se percebe que um membro está a ter resultados inferiores aos normais, não tenha receio de se aproximar dele e tentar compreender o que pode estar a acontecer. Apoiar a equipa mostrando que se preocupa com o seu bem estar é um elemento a seu favor. Evite criticar profissionais cujos resultados diminuíram sem analisar qual poderá ser a causa e, se conseguir, ajude.


Um simples obrigado

Quando alguém lhe entrega um documento ou faz um favor, agradeça mesmo que a tarefa seja “uma obrigação profissional”. Um “obrigado” é uma forma simpática de mostrar apreço pelo trabalho do outro e auxilia sempre à criação de boas relações de trabalho.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: 9 Truques para uma videochamada memorável


Em momentos de crise, existem várias formas de demonstrar o seu orgulho e felicidade com o trabalho e o esforço de quem trabalha consigo. Se as recompensas monetária estão fora de questão, procure outras maneiras de beneficiar quem está ao seu lado.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais