Como deixar a sua equipa feliz sem ter necessariamente incentivos financeiros
Se deseja construir uma boa cultura na sua empresa, motivando os profissionais a permanecerem consigo e a alcançarem bons resultados, deve pensar em bons incentivos, contudo, estes não têm de ser sempre financeiros, especialmente em momentos de crise como a que vivemos hoje em dia.
Seja o mais transparente possível
É natural que determinados processos fiquem de fora da comunicação geral da equipa, no entanto, quando existe um problema é importante que o transmita, ao lado dos passos que estão a ser dados para o resolver e quais as consequência que ele pode ter para a equipa. Deste modo, se o pior acontecer, esta estará preparada e saberá que você está sim a tentar ultrapassar a situação.
Considere optar pelo trabalho remoto
O trabalho remoto é uma das melhores formas de permitir equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, por isso, reflita sobre a possibilidade de optar por este método se for desejado pela equipa.
Apoie os membros em momentos difíceis
Se percebe que um membro está a ter resultados inferiores aos normais, não tenha receio de se aproximar dele e tentar compreender o que pode estar a acontecer. Apoiar a equipa mostrando que se preocupa com o seu bem estar é um elemento a seu favor. Evite criticar profissionais cujos resultados diminuíram sem analisar qual poderá ser a causa e, se conseguir, ajude.
Um simples obrigado
Quando alguém lhe entrega um documento ou faz um favor, agradeça mesmo que a tarefa seja “uma obrigação profissional”. Um “obrigado” é uma forma simpática de mostrar apreço pelo trabalho do outro e auxilia sempre à criação de boas relações de trabalho.
Em momentos de crise, existem várias formas de demonstrar o seu orgulho e felicidade com o trabalho e o esforço de quem trabalha consigo. Se as recompensas monetária estão fora de questão, procure outras maneiras de beneficiar quem está ao seu lado.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo