Empreendedorismo
Como lidar com a falência da empresa
Declarar a falência de uma empresa é muito mais do que um dia stressante ou uma grande pilha de papéis e burocracia. Declarar a falência de uma empresa é perder uma preciosidade que, possivelmente, levou anos a criar, o que pode vir a ter um efeito devastador na sua vida pessoal e saúde mental.
Eis algumas dicas importantes a manter em mente se a sua empresa estiver em risco:
Aceite os seus sentimentos
Perder um negócio pode ter um impacto muito semelhante a perder um ente querido, o que significa que passará por todos os estádios do luto – incluindo a negação. É por isso que é essencial que aceite os acontecimentos mas também que aceite os sentimentos que o inundarem – não caia no erro de, compulsivamente, esconder o que sente. Aceitar sentimentos negativos como a tristeza, a raiva ou a culpa não o diminui, é simplesmente o primeiro passo para que se possa sentir melhor.
Equipa confiável
Infelizmente, quase todas as empresas em face de falência têm de fazer cortes na sua equipa, mas o benefício agridoce que estes “cortes” trazem é que só se mantém quem acredita verdadeiramente na recuperação e quem pode ajudá-lo neste processo.
Fale com alguém
Se ainda não falou com um especialista que o aconselhe quanto aos melhores passos perante a falência iminente do seu negócio, então devia fazê-lo. Adicionalmente, não deixe de falar sempre com alguém que o apoie emocionalmente neste momento difícil, e neste caso, não precisa de ser um profissional – na maior parte das vezes, o melhor apoio vem de um ombro amigo, um ente querido ou um colega com quem se sente confortável.
Às vezes, a falência é a melhor opção
Tomar a decisão de declarar falência não é fácil, mas por vezes é mesmo a melhor opção – especialmente para a sua saúde mental e física. Não é uma escolha que possam fazer por si, mas o aconselhamento é sempre essencial. Tente perceber se a declaração de falência é realmente a melhor opção, e, se for, não pense nela como uma “desistência”. Pense nela como um “começar de novo”. Antes de ter sucesso é preciso aceitar a derrota sem medo.
ARTIGOS RELACIONADOS
Gestão de Crise