Como manter uma imagem neutra (apolítica e apartidária) e quais as vantagens


Quando se expõe nas redes sociais, ou até através de um website, é importante ter muito cuidado com o que transparece, evitando cair em situações delicadas que podem manchar a sua marca para sempre. Um dos elementos a ter em atenção são as opiniões políticas e os assuntos sensíveis, dos quais se deve afastar, de uma forma geral, enquanto empresa.


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Uma mudança de paradigma

Tradicionalmente, uma empresa era escolhida pela sua qualidade e popularidade, contudo, as coisas mudam e o cliente moderno (Millennials e Gen Z), têm uma tendência a ver as marcas como pessoas, com ideologias que se devem assemelhar às suas. É por isso, por exemplo, que muitas marcas começaram a usar produtos ecológicos e que não dependem de testes em animais. Mais do que um desejo interno, a alteração proveio do facto de muitos consumidores se afastarem das marcas que se recusaram a evoluir com os tempos. Isto torna fulcral a necessidade de se alinhar com as ideologias do momento, mesmo que não fossem aquelas com as quais iniciou atividade. Saiba adaptar-se e evoluir com o tempo e com as novas gerações.


Procure agradar à comunidade

A comunidade a que se apresenta (nacional ou internacional), é composta por indivíduos de várias religiões e visões políticas. Enquanto marca não deve alienar parte dos potenciais clientes com opiniões sobre os partidos ou sobre as leis em vigor. 


Não alimente o fogo e a discórdia

Quando se depara com momentos sensíveis, não deve destacar-se por afirmar que um lado está errado ou certo se isso não afeta a sua marca, pois esse ato pode servir para aumentar os conflitos ou a discórdia. Claro, de lado estão assuntos que tenham a ver com os direitos humanos ou com o bem estar do nosso planeta, por exemplo. Nesses momentos, pelo contrário, é importante demonstrar o seu apoio pela causa, incentivando a que outros o sigam. É um assunto delicado e que dependerá do ocorrido.


Os seus valores continuam a ser importantes

Se a sua marca apoia a igualdade de género, a mudança de comportamento ambiental, entre outros, deve demonstrar isso de forma prática e não necessariamente para que todos vejam. Mantenha uma equipa diversificada, opte por materiais ecológicos, reduza a quantidade de eletricidade e de papel que usa, e faça de facto a diferença.


Não se alie a um político

Pode acontecer que um político peça a sua ajuda para uma candidatura, evite que esta situação. Para além de perder os clientes cujas visões políticas diferem, acabará por ser visto como uma marca que se vende e que é pouco transparente.


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No fim, perceba que todos têm uma opinião diferente e que, de forma geral, ela deve ser respeitada. Quando fornece um produto ou um serviço, deve focar-se nele pois ao cliente de nada interessa em quem vai votar ou que leis gostaria que fossem aprovadas. Mantenha-se neutro e profissional.


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