Como manter um bom negócio caseiro


Gerir um negócio caseiro pode trazer muitos benefícios aos jovens empreendedores, como um horário flexível, ausência de obrigações de escritório e menos dores de cabeça no trânsito diário, além de lhes permitir explorar uma paixão ou um hobby que percebem ser rentável. No entanto, alguns erros comuns podem levá-lo a enfrentar desafios complicados, por isso, deixamos algumas dicas.


LEIA TAMBÉM: Os maiores desafios de criar um Plano de Negócios


Faça um Plano de Negócios, mesmo que pequeno

Todas as startups precisam de um plano de negócios, e um projeto a partir de casa não é exceção. Pense-o como um mapa que lhe diz onde está, onde quer ir e como lá chegar.


Saiba tudo sobre o mercado e a concorrência

Pensar que os estudos de mercado são coisa para empresas grandes é um erro comum nos negócios baseados em casa. Deve sempre investigar se o mercado realmente necessita do produto/serviço que quer vender e deve sempre analisar cuidadosamente a sua concorrência direta e indireta, sabendo o que todos eles fazem para que possa inovar.


Tenha atenção à má gestão

Um negócio em casa é sinónimo de um horário mais flexível, mas é importante não abusar e criar rotinas de trabalho que otimizem o seu tempo e que o obriguem a cumprir os seus compromissos profissionais.


Não espere fazer dinheiro rapidamente

Como qualquer outro tipo de negócio, as empresas baseadas em casa demoram, por vezes, meses ou anos a serem verdadeiramente lucrativas. Uma grande parte de empreendedores de sucesso poderão, inclusivamente, garantir-lhe que não fizeram muito dinheiro nos primeiros meses, razão pela qual é essencial um plano de poupança eficiente para suplantar os custos do arranque.


O trabalho será árduo

Muitos empreendedores que arrancam com os seus projetos caseiros são surpreendidos pelo número de horas de trabalho necessárias para fazer com que este funcione. Lembre-se de que como em qualquer coisa que se aprende, há um período de habituação onde as tarefas vão demorar mais tempo a ser completadas.


Invista em tecnologia, desde a internet ao computador

Muitos negócios caseiros não estão permanentemente contactáveis ou atualizados. Lembre-se que o seu computador de trabalho não deve estar ligado à rede de casa onde os seus filhos podem interferir com a qualidade da internet enquanto jogam ou fazem downloads.


LEIA TAMBÉM: Como comprar um bom computador de trabalho


Quando pensa num negócio caseiro tem de o encarar como uma pequena empresa, mesmo que esta não dependa de um espaço físico constante. Criar um horário de trabalho e um plano de ação, bem como garantir uma boa conexão à internet são alguns essenciais que deve sempre ter em mente, mesmo que vá devagar, passo a passo.


Keywords: Trabalho Remoto, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais