Como melhorar a sua reputação no escritório


Uma boa reputação permite-lhe algumas vantagens como construir uma rede de networking frutífera e até alcançar as promoções e os cargos que deseja. Para chegar a este seu objetivo, trazemos dicas que o irão tornar num profissional bem visto por quem o rodeia, de chefias a colegas.


LEIA TAMBÉM: Carreira: Como se tornar num funcionário insubstituível


Não tenha medo de ajudar

Disponibilizar-se para ajudar, sempre que isso não envolva deixar o seu trabalho por fazer, mostra vontade de apoiar a empresa e os colegas em momentos de aperto, é algo bastante apreciado. Claro, não se torne num “yes, sir!”, aceitando tudo o que é proposto. Saber dizer que não na hora certa, por excesso de trabalho do seu lado, por exemplo, é igualmente apreciado, demonstrando que tem noção das suas prioridades.


Não mantenha uma lista de favores

É comum esperar um favor de colegas que ajudou, contudo, verbalizar constantemente que “lhe devem algo” irá apenas levar a equipa a evitar o seu auxílio, temendo ser incomodada ou humilhada junto de outras pessoas por esta “falta”. Mostre empatia e vontade de ajudar sem receber nada em troca. 


Não questione todos os passos

Se é responsável por uma parceria com um determinado cliente e tem algo a comunicar, não espere por aprovação da sua chefia - desde que tenha permissão para essa autonomia. Revele proatividade ao resolver problemas antes destes serem notados, sem sobrecarregar um colega ou chefia com algo que pode e deve fazer por si.


Saiba valorizar as suas qualidades

Receber promoções ou elogios pelo seu trabalho pode ser visto como algo negativo por alguns profissionais mas deve sempre valorizar as suas qualidades. Quando procuram um novo responsável, uma nova chefia ou um membro para um novo cargo, não tenha receio de se chegar à frente, mostrando confiança no seu currículo e no que acredita conseguir alcançar.


LEIA TAMBÉM: Networking: Como continuar a sua rede durante a pandemia


Dar valor ao seu trabalho não significa pensar-se superior aos outros e ajudar o colega sem troca de favores não significa que seja “empregado” de ninguém. Saiba valorizar as suas conquistas e não tenha receio de se mostrar proativo na hora de apoiar o crescimento da empresa que representa.


Keywords: Networking, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais