Como mudar o seu negócio de lugar da melhor forma
Quando inaugura um negócio, é natural que o local seja escolhido com todo o cuidado, tendo em conta a localização, o número esperado de clientes, a renda, o número de produtos que deseja expor, entre outros elementos. No entanto, um aumento ou uma diminuição de vendas, a mudança de mentalidade dos clientes (preferindo, por exemplo, o online), altos valores de renda ou uma nova residência são razões que o podem levar a querer mudar de lugar, um processo nada fácil.
Reflita sobre este grande passo
Analise bem se possui o investimento necessário para toda a transição, entre pagamento de nova renda e de transporte dos produtos, até à publicidade de promoção do novo espaço. De igual forma, tenha a certeza de que a escolha é a acertada e de que não provém de uma decisão apressada. Uma mudança mal preparada pode prejudicar gravemente o seu negócio.
Mantenha o cliente a par de tudo
O pior que pode fazer é fechar a loja e abrir noutro local sem qualquer aviso prévio. Assim que toma a decisão final, comunique aos clientes via newsletter e redes sociais. Em primeiro lugar, garante que eles não o tentarão procurar no local antigo e, para além disso, oferece uma oportunidade de interação. As pessoas são curiosas e vão querer estar a par de tudo. Partilhe imagens de todo o processo, desde o dia em que consegue a chave do novo espaço, à mudança em si. Aproveite e peça opiniões sobre a decoração, por exemplo, e envolva os seguidores.
Tenha uma lista de tarefas à mão
Ao criar o seu plano de mudança, não se esqueça de criar uma to-do list que seja facilmente consultada, garantindo que não deixa nada por fazer. Este plano não tem de incluir apenas o material a comprar, sendo importante adicionar o planeamento do conteúdo das redes sociais: em que dia anuncia determinada novidades, onde irá tirar as fotografias de ilustração, que conteúdo vai para que plataforma, entre outros.
Aproveite esta mudança para investir na interação com os seguidores, ofereça descontos especiais de abertura, e torne esta experiência numa mais valia para a sua marca.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo