Como tornar a navegação do seu website user friendly


Além de um bom SEO, produtos ou conteúdo de qualidade, e cuidado com os banners que promove, existe outro elemento fundamental na criação de um website de sucesso e amigo do usuário (user friendly). Deixamos algumas dicas especiais que o irão ajudar a desenhar uma experiência positiva e frutífera, independentemente do tamanho da sua empresa ou negócio.


LEIA TAMBÉM: AMP: O que é e porque é fundamental ao meu website?


Crie um espaço intuitivo

Exemplo prático. Se o seu website inclui diversas promoções regulares, de que forma irá alertar o usuário disso? Terá os descontos em cada artigo individual e chega? Lançará uma newsletter especial? Estas são boas opções mas falta a fundamental, ter um menu próprio. Quando o cliente entra na plataforma, deve perceber onde clicar para chegar ao conteúdo pretendido em segundos. A partir do momento em que ele quer saber “X” mas não encontra nada respectivo, começará a sentir-se impaciente, correndo o risco de abandonar o website. Crie menus intuitivos e desenhe o espaço para que seja facilmente navegado.


Não exagere nos Menus

Continuando o ponto acima, evite ter demasiados menus e submenus. Pense em formas práticas de agrupar elementos, obtendo algo como “Promoções” e evitando algo como “Promoções Casacos”, “Promoções Camisolas”, etc.


Uma estrutura e design síncronos

Escolha um tema e um tipo de estruturação para o seu website e mantenha-o em toda a plataforma. Páginas de cores e tipos de letra diferentes irão tornar-se confusos, enquanto algo simples e prático torna a navegação mais rápida e fluída. Adicionalmente, pode usar as diferenças claras em páginas importantes, por exemplo, as promoções ou a secção de perguntas frequentes (F.A.Q.).


Identifique a página em que se encontra

Quando começa a navegação a partir da homepage, saber onde está torna-se simples, contudo, o que acontece quando o usuário recebe um link de um amigo para uma página aleatória. Use títulos ou banners para identificar claramente onde o visitante se encontra, incentivando-o a continuar a viagem. Não se esqueça também que, uma forma de garantir que a pessoa nunca se perde, é adicionar um logo em todas as páginas, com um link para a homepage. Caso o cliente se perca, tem apenas de clicar ali e recomeçar a pesquisa.


Reflita sobre uma possível árvore de conteúdo

Quando visita websites que vendem diversos tipos de produtos, as lojas de roupa por exemplo, percebe que estes espaços incluem sempre uma árvore estrutural com todos os produtos. Começando em “Mulher” e indo para “Camisolas”, “T-shirts”, “Saias”, “Calças”, etc. Ainda que em termos de menus possa não se adaptar ao que pretende, por vezes é importante criar uma página com esta informação, oferecendo fácil acesso a um produto específico que o cliente procure.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Essenciais de um website bem adaptado ao mobile


Uma navegação tranquila e intuitiva leva o usuário a permanecer no seu website mais tempo, aumentando a possibilidade de se deparar com um produto (ou conteúdo), que deseja. Algo confuso e visualmente poluído, irá destruir as suas chances de crescer de forma orgânica.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais