Expert: Como organizar o seu livro de não-ficção


Na hora de aprender novas coisas ou de melhorar o seu conhecimento em determinada área, os livros continuam a ser uma das ferramentas mais úteis, ao lado dos cursos e até dos podcasts, por isso, este é também o modo ideal de partilhar a sua experiência e se demarcar como um expert. Se publicar uma obra de não-ficção é um objetivo seu, a curto ou a longo prazo, estas são algumas dicas para o fazer.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Vantagens de publicar o seu livro


Faça um “plano de negócios” 

Usamos aqui o termo “plano de negócios” pois é algo certamente conhecido e que se aplica bem a este tema. Deve refletir e criar um documento com dados como a audiência (não falamos só de país mas de idade, escolaridade, interesses, etc), a estrutura, os pontos a falar em cada capítulo, o objetivo do livro, as questões que pretende responder, qual a sinopse comercial, que redes sociais irá usar, que media vai contactar, entre outros.


Crie um plano de escrita

Decidir que vai escrever o livro este ano mas não definir uma data para o lançamento é o primeiro erro. Deve criar um plano detalhado de quanto tempo irá demorar a pesquisa, a escrita da introdução, a elaboração dos capítulos, entre outros elementos importantes. Depois, siga essas datas, expandindo-as apenas caso haja a necessidade - porque descobriu algo novo ou teve uma experiência que gostaria de incluir, por exemplo.


Mentalize-se da importância do livro

Quando lança uma obra de não-ficção, existe a necessidade acrescida de ser responsável e consciente no que escreve, e como o faz. O trabalho final irá refletir o seu profissionalismo e, se encarar este como um passatempo, acabará prejudicado no mundo empreendedor. Por outro lado, reconhecer a urgência de fazer o seu melhor, irá levá-lo a organizar o seu tempo de acordo, não tendo problemas em recusar um jantar pois coincide com o seu bloco criativo, por exemplo.


LEIA TAMBÉM: Audible: Os melhores livros (audiobooks) de empreendedorismo


No que toca à publicação, lembre-se que as plataformas são várias e incluem não apenas as editoras tradicionais como aquelas focadas nos ebooks. Independentemente do tamanho do livro, explorar o seu conhecimento e as suas experiências é uma excelente forma não só de ajudar o outro como de consolidar o seu próprio expertise.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais