Como procurar um novo trabalho enquanto está empregado


O desejo de trabalhar em outros cargos ou de subir na carreira e o descontentamento com a cultura da empresa são os fatores que mais levam os profissionais a procurarem alternativas mas nem sempre isso é fácil quando possui uma ocupação. Mantenha o profissionalismo e alcance os seus objetivos com estas dicas.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: As secções mais importantes no momento de atualizar o currículo


Não use o seu horário de trabalho

A pesquisa por novos cargos e as entrevistas de emprego devem ser realizadas fora do horário de trabalho, garantindo que não prejudica as suas responsabilidades, podendo resultar numa recomendação menos positiva ou num despedimento sem que antes tenha garantida outra fonte de rendimento.


As paredes têm ouvidos

Existem casos em que a sua empresa pode ajudá-lo a encontrar um novo cargo, contudo, na maioria dos casos o contrário acontece. Para evitar discussões, mal-entendidos, rumores, e um mau ambiente no escritório, mantenha as suas intenções privadas. De igual modo, tenha extra atenção ao que coloca online pois as suas candidaturas podem ser facilmente descobertas, assim como o seu registo em plataformas de procura de emprego.


Peça uma boa recomendação

Também é possível que a sua chefia ou os seus colegas apoiem a sua decisão, especialmente quando a empresa não consegue corresponder às suas expectativas de carreira. Quando isto acontece, é possível questioná-los sobre vagas que estes conheçam, pedindo uma boa recomendação.


Reflita sobre o que aprendeu no cargo atual

Quando constrói o seu currículo é importante refletir sobre as responsabilidades que tem atualmente, assim como tudo o que aprendeu ou melhorou ao longo do seu tempo na empresa. Estas capacidades são normalmente as que o ajudarão a alcançar o cargo pretendido pois é algo que faz parte do seu trabalho diário e não algo que não faz há dez anos.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Alterações simples para trabalhar melhor no computador


Este processo é delicado mas não impossível. O sucesso pessoal depende em muito do seu sucesso profissional e deve lutar para alcançar a carreira que deseja.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais