Como proporcionar um crescimento justo das mulheres na sua empresa
É fácil falar de igualmente no ambiente do trabalho mas de facto criar um ambiente de igualdade pode ser mais desafiador do que aparenta ser. Estereótipos, funcionários menos capazes ou o conservadorismo podem estar a impedir que as mulheres da sua equipa consigam obter a satisfação profissional que tanto procuram. Como saber se está a proporcionar um crescimento justo para todos?
Olhe para os factos
Ouve os funcionários criticar negativamente o trabalho das funcionárias? Olhe para os dados. É o trabalho delas de menor valor? Trabalham menos ou menos eficientemente? Não? Então pode estar a prejudicá-las sem que elas o mereçam. Observe e analise os dados de eficácia da sua empresa e procure descobrir quem são os funcionários mais indispensáveis, independentemente de serem homens ou mulheres.
Valorize o trabalho e não a aparência
Muitos patrões caem na armadilha de olharem para as suas funcionárias e verem membros da equipa que são mais frágeis ou menos confiantes. Mas será o caso? Coloque a sua equipa em situações semelhantes e observe quem consegue lidar melhor com os imprevistos e os problemas. Avalie o funcionário pelo trabalho prático e os resultados que apresenta, e não pela forma como se veste ou se comporta.
Procure uma remuneração justa
Pode acontecer que ao remunerar menos as suas funcionárias estas acabem por se sentir menos motivadas, quebrando a sua eficácia. Tente sempre remunerar tarefas iguais, de forma igual para todos. De modo semelhante, não tenha medo de colocar as suas funcionárias em altos cargos se o seu trabalho trouxer prosperidade à empresa.
Não beneficie as mulheres
Este ponto quase parece anular os anteriores, mas o facto é que pode cair no erro de beneficiar as suas funcionárias - com melhores horários e cargos - acabando por criar um mau ambiente na sua equipa. Um profissional deve ser tratado como tal e os benefícios devem chegar àqueles mais importantes à empresa e que dedicam as suas vidas aos projetos que a envolve, independentemente do seu género.