Como reduzir o consumo de combustível do seu carro


Com o regresso do trabalho presencial e o retorno à atividade para milhares de empresas, voltam as despesas de combustível quer dos carros pessoais, quer das frotas. Numa altura em que poupar e reduzir custos se torna num must, trazemos dicas do que pode fazer para diminuir este consumo, pequenos truques simples mas normalmente esquecidos, apesar de fazerem muita diferença no final do mês, em especial durante a atual pandemia.


LEIA TAMBÉM: Ambiente: Como diminuir o papel na sua empresa


Verifique a pressão dos pneus

Quando foi a última vez que verificou a pressão dos pneus do seu carro? Um estudo apresentado pela americana EPA (Environmental Protection Agency), mostra que os carros podem perder cerca de 0.2% de eficiência energética por cada 1 psi abaixo do recomendado. Num veículo cujo padrão seja 26 psi, se o pneu estiver a 20 psi significa que estará a perder 1.2% da sua eficácia. Lembre-se de fazer esta verificação de forma regular, por exemplo, todos os meses.


Escolha estradas de boa qualidade

Infelizmente, nem sempre se pode escolher o tipo de estrada mas, se possível, opte por caminhos tratados. Imperfeições e buracos aumentam a fricção e, por consequência, o combustível necessário para fazer o carro andar a uma velocidade constante.


O pára-arranca e outros momentos parados

Existe uma razão porque a maioria dos carros modernos possuem o sistema de start and stop, cujo coloca o carro numa espécie de “standby” quando parado no trânsito. Um veículo parado mas ligado pode gastar entre 20% a 40% do seu combustível rapidamente. Isto acontece não apenas nas filas de trânsito mas também quando pára para ligar a um cliente ou tratar de documentos. Se não vai usar o carro por vários minutos, desligue-o.


Excesso de velocidade e condução agressiva

Manter-se em segurança e evitar multas altas são as principais vantagens óbvias de respeitar os limites de velocidade, contudo, este pequeno truque leva-o a poupar muito em combustível. De um modo geral, se se mantiver a uma velocidade menor a 90 km/h pode reduzir o consumo até 30%. Isto significa que para além de se manter a 50 km/h dentro das povoações (muitas vezes com pisos problemáticos), pode reduzir a velocidade em auto-estradas (quando possível). Outros aspectos que contribuem para o consumo de combustível são os incluídos na chamada “condução agressiva”, por exemplo, fazer travagens bruscas e constantes, ultrapassagens rápidas ou curvas demasiado apertadas.


Invista no tipo certo de veículo

Está na hora de investir num novo carro ou numa frota moderna? Virou-se logo para os veículos a gasolina ou gasóleo? Se os trajetos se mantêm dentro de uma distância curta, dentro da cidade, por exemplo, pode estar na hora de optar pelos elétricos, cujo consumo é muito reduzido. Para viagens longas pode usar os híbridos que, apesar de não terem uma eficiência tão boa quanto os elétricos, são uma opção melhor que os sistemas tradicionais.


São estas pequenas dicas que, de certa forma, todos sabemos mas que nos esquecemos de aplicar no nosso dia-a-dia. Se vai investir num novo veículo ou se está de regresso à estrada, mantenha estes truques em mente e verá que conseguirá poupar nesta despesa, cujo peso é por norma grande no final do mês. 


Keywords: Carros Elétricos, Combustível, Condução, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais