Como saber se a sua ideia de negócio é ou não viável


Teve uma ideia para o seu negócio de sonho, a sua escapatória de uma carreira da qual não gosta, ou o caminho para alcançar os seus objetivos profissionais - mas será que esta é uma boa ideia ou sê-lo-á somente para si?


Não existe procura

O primeiro tablet foi apresentado e colocado à venda no final da década de 1980 e inícios da década de 1990, contudo, a população da altura não via qualquer interesse neste aparelho. Apesar de uma tecnologia incrível, não conseguiu vingar. Este é um exemplo de como uma boa ideia pode não ser viável dependendo da cultura, do ano, e da forma como apresenta o projeto e, o pior que pode fazer, é lançar algo que ninguém quer comprar. Sonde o mercado existente e procure a opinião de amigos e familiares.


O preço base é demasiado caro

Claro que um dos objetivos do seu projeto é obter lucros, no entanto, quando inicia atividade é importante ter preços que rivalizam com os da concorrência, ou seja, que sejam semelhantes mas não mais caros. Contrariamente à concorrência você ainda não se estabilizou no mercado, as pessoas ainda não conhecem nem confiam na sua marca, e pedir demasiado dinheiro por um produto que se pode adquirir em outro lado raramente resulta em lucro.


Uma tendência efémera

Os Fidget Spinners são exemplos de tendências que deram muito dinheiro mas que rapidamente perderam interesse, deixando muitos novos empreendedores com um projeto falido somente alguns meses depois de o abrirem. Outras lojas que também investiram nestes brinquedos, acabaram com milhares de exemplares em stock que nunca foram vendidos. Quando inicia uma empresa, nunca se foque numa tendência passageira mas num produto que seja desejado apesar de não existir, ou num produto que já exista há alguns anos.


Tenha igualmente atenção a futuros investidores pois se não cativar o seu interesse e se não possuir um bom plano de investimento, poderá ter de encerrar a atividade por falta de capital. Estude bem o seu mercado, procure profissionais qualificados para o ajudar, e explore um novo caminho.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas para quem se encontra à procura de trabalho

O que pode fazer hoje para melhorar a segurança do negócio


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais