Como sair do seu emprego atual de forma profissional


É natural que, mais tarde ou mais cedo, decida procurar novas oportunidades de crescer na carreira, ou cargos que se encaixam melhor com as suas aspirações, contudo, o modo como apresenta a sua demissão pode prejudicá-lo se não for levada a cabo da forma correta.


LEIA TAMBÉM: Currículo Vitae: Os erros mais comuns encontrados em CVs (Parte 2)


Fale primeiro com uma chefia, apenas depois com colegas

Certamente já ouviu a expressão “as paredes têm ouvidos”. Por muito que acredite estar sozinho com o colega ou que este irá manter o segredo, o mais certo é a sua decisão acabar nos ouvidos da chefia por terceiros. Além disso, existe sempre a possibilidade da sua decisão vir aliada a rumores ou a interpretações erradas, prejudicando-o.


Apresente a demissão com tempo

No caso de sair repentinamente do cargo em que se encontra, deve sempre dar tempo à empresa para se ajustar à saída, não apenas por respeito a esta como por respeito a quem trabalha consigo e a quem poderá acabar sobrecarregado com a sua ausência. No tempo que lhe resta, execute as suas tarefas como sempre fez e não se deixe procrastinar, mantendo uma postura profissional.


Confira quais as suas obrigações finais

Dias por tirar, férias por marcar, o final de um contrato, tudo isto são elementos a ter em conta. Certifique-se de que tira todas as dúvidas com a sua chefia ou com os recursos humanos para não deixar de aproveitar os seus direitos, sem ignorar os seus deveres finais.

Permaneça profissional até ao fim

Uma má cultura, chefias com as quais não se dá bem ou colegas com os quais tem uma relação tóxica podem levá-lo a aproveitar a sua saída para dizer ou fazer aquilo que sempre quis, no entanto, as suas ações podem facilmente ser gravadas ou tidas em consideração por quem o rodeia no futuro quando, quem sabe, precisar de uma parceria com a sua antiga empresa, ou quando o seu crescimento depende de um desses profissionais.


Não tenha receio de ajudar a sua substituição

Pode acontecer que acabe por sair antes da chegada da sua substituição mas, por vezes, esta acabará por trabalhar ao seu lado e, se isto acontecer, é importante auxiliar o profissional, oferecendo dicas e colocando-o a par de todos os projetos e de todas as tarefas que este terá pela frente.


No fim, seja tão cordial como no início do seu percurso na empresa e tenha a certeza de que deixa para trás relações positivas com todos os profissionais, de colegas a chefias. Para além de revelar o seu profissionalismo, nunca se sabe de que modo estas relações poderão vir a influenciar o seu futuro a curto e a longo prazo.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais