Como trazer os clientes de volta ao seu restaurante


Os jantares de natal das empresas, os almoços em família e os aniversários de amigos são alguns dos eventos que mudaram desde a proliferação da atual pandemia. Tendo sido dos primeiros a sofrer, os restaurantes continuam a lutar contra o receio e a desconfiança das pessoas, muitas preferindo afastar-se de espaços fechados em que a máscara nem sempre é obrigatória. Tomar as devidas precauções e seguir a lei é importante mas, infelizmente, não basta. Mais do que nunca é fundamental repensar a sua estratégia de marketing e o modo como comunica com quem o visita (ou visitava).


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Mostre e sublinhe os seus novos cuidados de higiene e segurança

Colocar publicamente as horas a que o estabelecimento é limpo, quais os produtos que usa, quais as limpezas feitas ao longo do dia, relembrar o uso de máscara tanto por clientes como por funcionários, tudo isto irá tranquilizar quem o visita, sentido-se mais confiante em permanecer no seu restaurante para uma boa refeição. Além disso, deve refletir sobre o eventual uso de separadores de acrílico, tanto na caixa quanto entre mesas (em especial se forem fixas ao chão).


Mergulhe nas entregas ao domicílio e no take away

Para os clientes mais preocupados, ou para aqueles que por motivos de saúde não devem correr riscos, pode optar por uma solução bastante popular - o take away. Esta opção permite que levem para casa os seus pedidos, diminuindo o número de pessoas dentro do restaurante e ajudando a proteger o outro. No mesmo sentido, pode criar um serviço de entregas ao domicílio, próprio ou em parceria com as plataformas já existentes, como a Uber Eats e a Glovo, por exemplo.


Aproveite as vantagens do contactless

O MB Way e o Contactless são novas formas de pagamento, cujas vantagens estão a ser bem apreciadas atualmente, permitindo que as pessoas paguem sem a necessidade de tocarem no funcionário ou em qualquer tipo de equipamento, Contudo, estas tecnologias estão apenas disponíveis em alguns softwares, por isso, deve fazer as devidas atualizações.


Mantenha os clientes separados

Quando observa aglomerações, seja ativo no momento de as separar. Por mais que reclamem, os clientes fiéis irão ter em consideração este ato, sentindo-se protegidos. Claro, isto evita também possíveis multas ou contágios que o obriguem a encerrar o estabelecimento.


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Novos problemas requerem novas soluções e é importante manter-se a par do que estão a fazer os grandes estabelecimentos, de forma a posicionar-se como um restaurante moderno, capaz de enfrentar a atual pandemia através de cuidados extras e do uso das novas tecnologias. Claro, anuncie sempre tudo nas redes sociais, no seu website e newsletter, garantindo que todos conhecem o seu novo modo de operar.


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