Comportamentos a evita dentro do escritório


Certos comportamentos irão minar a sua reputação dentro do escritório e é fundamental fugir deles, revelando-se como um profissional dedicado, empático e com os pés bem assentes na terra. O contrário pode levá-lo a perder renovações de contrato, promoções e boas relações de trabalho com colegas, clientes e outras pessoas de interesse.


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Gabar-se constantemente demonstra insegurança

A necessidade de lembrar quem o rodeia da promoção ou do prémio que ganhou é muitas vezes sinal de insegurança, algo pouco profissional. É importante celebrar as vitórias e partilhá-las com quem é mais próximo de si, mas fazê-lo todas as semanas durante meses não conquistará nada, transmitindo a ideia de que aquela foi a única vez em que o seu trabalho de facto teve valor. Seja humilde e demonstre as suas capacidades com atos.


Falas dos colegas pelas costas

Se tem um problema com um colega, o melhor é enfrentá-lo. Falar mal de colegas pelas costas revela um problema de carácter pouco apreciado, afinal, se o faz com uma pessoa, certamente o fará com a pessoa com quem está a falar. Este tipo de comportamento é ainda infantil, mostrando que não tem maturidade para lidar com desavenças de forma adulta e responsável.


Evite apresentar falácias ou factos inventados

Quando é o especialista de uma área e algo corre mal, é fácil sentir a necessidade de criar alguns factos, de analisar incorretamente algo, ou de apresentar os resultados de forma a que pareça que a culpa não é sua. Porém, este tipo de comportamento será apanhado por colegas e chefias mais tarde ou mais cedo. É impossível que o problema seja sempre do mercado, ou da pandemia, ou do responsável por determinada área e que acabou por minar o seu sucesso. Admita quando erra e demonstre vontade de aprender, de melhorar, e de não repetir os mesmos erros no futuro.


O chamado “dar graxa”

Ser um “yes sir”, estar sempre do lado da chefia, apoiar as suas decisões e não lhe ver defeitos pode parecer uma boa estratégia para subir na empresa, afinal, todos gostamos de ser elogiados. Contudo, uma boa chefia rapidamente irá perceber este comportamento. Ainda que apoiar o outro seja importante, numa empresa moderna quer-se pensamento livre e  perspetivas nunca usadas, algo que um “yes sir” é incapaz de fazer.


Mesmo que involuntariamente é fulcral compreender se o seu comportamento o está a prejudicar. Seja humilde, mostre vontade de crescer e defenda as suas ideias com factos, ainda que sabendo dar o braço a torcer quando o outro tem algo mais interessante a mostrar ou quando, inevitavelmente, a chefia decidiu o que fazer.


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