Computador lento? Estas são as causas mais comuns, e suas soluções


Quando trabalha num escritório e tem um problema com o seu computador, provavelmente pede ajuda ao responsável de IT da sua empresa. No entanto, milhares de profissionais estão agora a trabalhar em casa e ainda que o apoio esteja lá, o acesso a ele pode ser lento e até tardio. Se exerce funções em casa e tem de lidar com um computador que não responde como gostaria, estas são algumas das causas mais comuns, bem como soluções práticas e simples, prontas a implementar de imediato.


LEIA TAMBÉM: Cibersegurança: Maus hábitos online que deve abandonar


Computador barulhento e/ou demasiado quente

O calor do verão traz um problema comum que é o aumento do barulho do equipamento, proveniente do aquecimento em excesso que, por sua vez, o pode danificar permanentemente. No caso das torres, ou desktop, o ideal é abrir a caixa, permitindo que o vento ajude o processo de arrefecimento. Se possui um portátil a solução mais prática são as mesas de refrigeração, a maioria a preços em conta. A longo prazo, poderá ser preciso investir na limpeza do computador, na troca de algumas peças ou até na atualização dos sistemas internos de refrigeração.


Programas travam ou tornam-se lentos após abertura

Tudo o que você faz no computador requer memória RAM (temporária). Falamos no abrir de um browser, no escrever numa janela de chat, ou no funcionamento de programas. Quanto mais elementos estiver a usar, mais memória RAM é consumida e, se alcançar o seu limite, o aparelho defende-se ficando lento, impedindo-o de trabalhar. Se investir numa memória RAM com maior capacidade não é opção, aconselhamo-lo a abrir apenas os programas de que precisa em determinado momento (incluindo as janelas do browser), e até a procurar softwares como o Razer Cortex - desenhado a pensar nos gamers, ele liberta RAM que não está a ser ativamente usada, tornando o aparelho mais rápido.


Uma abertura lenta do computador

A falta de atualizações é um dos fatores que torna os computadores lentos aquando da sua primeira abertura. Independentemente de possuir um Windows ou um macOS, dirija-se às definições e tenha a certeza de que o sistema operativo está em dia. Por outro lado, um update recente pode também provocar este tipo de problema devido a incompatibilidades, por norma resolvidas numa questão de horas ou dias, sendo fundamental estar atento a novas atualizações. Se possível, deixe o processo de atualização automático mas que não tenha de se preocupar com esta questão. Claro, nunca ignore as notificações para reiniciar o computador, mesmo que esteja no meio de trabalho, sendo este um processo necessário e importante para a longevidade do aparelho.


Internet lenta que não lhe permite trabalhar

Se não costuma trabalhar em casa, a primeira noção a ter em conta é que a internet é dividida por todos os usuários - daí lhe ser sempre apresentado um mínimo e um máximo de velocidade. Quanto maior o número de pessoas conectadas, mais lenta será a sua ligação. Se possui um bom serviço, não sentirá estas diferenças habitualmente, mas não se assuste se existirem picos que dificultem o seu trabalho. O fim-de-semana, por exemplo, é um dos períodos em que isto mais acontece, altura em que muitas pessoas usam a internet como fonte de entretenimento. Outro exemplo é o final da tarde, quando os jovens saem da escola e entram nos jogos online


Não existe grande forma de resolver este problema além de investir no melhor plano para as suas necessidades e, se viver com mais pessoas em casa, verifique se, durante os picos, alguém está a fazer alguma tarefa que requeira uma ligação forte (como jogar online ou ver um serviço de streaming) - afinal, o seu trabalho vem em primeiro lugar.


Wi-Fi Doméstico indisponível

A nossa tendência quando isto acontece é contactar a operadora, contudo, existem alguns testes que pode fazer para tentar resolver o problema mais depressa. Em primeiro lugar, confira se o seu aparelho de internet está ligado. Não é difícil a tomada ser puxada por uma limpeza com aspirador ou por um animal de estimação brincalhão. Depois, confirme se a internet está devidamente selecionada no computador (e se a password está correta). Certas atualizações podem levar o computador a desligar-se do Wi-Fi ou a escolher por acidente outra conexão, de um vizinho, por exemplo. Por fim, pode e deve reiniciar o seu modem, desligando-o da eletricidade durante alguns segundos - por norma este último passo resolverá o seu problema. Se mesmo assim não conseguir conexão, está na hora de contactar a sua operadora para que esta lhe possa dar uma assistência personalizada.


Por muito que não seja tech savy, não se desespere quando se depara com um problema relacionado com o computador. Estas são situações vividas pela grande maioria das pessoas e é natural que não saiba resolver todas elas rapidamente. Esperamos que este guia o tenha ajudado e poderá encontrar na nossa plataforma outros conselhos úteis a quem agora vive do teletrabalho.


Keywords: Computador, Produtividade, Teletrabalho, Trabalho Remoto, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais