O que ter em consideração antes de internacionalizar a sua empresa


Quando a empresa consegue lucro e popularidade no seu país de origem é natural que se expanda para os países vizinhos, especialmente tendo em conta que com a internet e o comércio online esse passo é agora mais fácil de dar. No entanto, existem cuidados que deve manter, pois esta é uma decisão que tanto o pode ajudar como prejudicar.


LEIA TAMBÉM: Chefia: Como criar uma relação mais pessoal com a sua equipa


Não tome medidas repentinas

Sente que está na hora de se internacionalizar? Tenha calma e construa um bom plano de negócios, tal como faria no caso de uma empresa nova pois, de certa forma, é isso mesmo que está a fazer. Lançar-se sem uma estratégia bem definida pode levá-lo a cometer erros irremediáveis.


Procure o currículo adequado

Se ainda não possui nenhum membro com experiência nos mercados internacionais, esta é a altura para contratar um. De igual modo, deve ter ao seu lado um perito no país ou países em que se deseja lançar, garantindo que não comete gafes, que respeita as regras sociais e as leis dessa nação, e que percebe os riscos da indústria (quais os concorrentes, qual a procura do produto, entre outros).


Prepare-se para as mudanças dentro da empresa

Além de um aumento na produção e no envio dos produtos, uma internacionalização é por norma sinal da existência de uma equipa fora do país, com possíveis fusos horários diferentes. Deve adaptar as vias de comunicação e as horas das reuniões consoante a necessidade. Compreenda que a sua equipa nacional pode ser afetada também.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Formas orgânicas de chegar a novos clientes


Meça os riscos e as vantagens antes de se decidir por uma internacionalização. Depois, analise se o pode fazer de uma forma generalizada ou com foco num país específico. Tenha cuidado neste grande passo.


Keywords: Internacionalização, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais