Coworking: O que ter em atenção quando pondera este modelo de trabalho


Quem trabalha remotamente tem a oportunidade única de escolher qual o local de trabalho mais produtivo e, para alguns profissionais, este é aliado dos diversos espaços de coworking existentes. Antes de optar por este espaço, reflita sobre algumas questões importantes à decisão final.


LEIA TAMBÉM: Trabalho remoto: Office 365, ideal para a colaboração


Qual o material de que precisa?

Por exemplo, se precisa de uma impressora no seu local de trabalho, é fundamental que o espaço de coworking possua uma ou mais, de forma a evitar que se desloque a outro local sempre que precisa de imprimir documentos. Faça uma lista de todo o material e de todos os serviços de que irá precisar pois ela será fundamental na hora de escolher o espaço perfeito.


Qual o orçamento que pode dispensar?

Ainda que normalmente o trabalho remoto esteja ligado a uma maior estabilidade financeira (pois deixa de lado custos de transporte, por exemplo), é importante analisar bem de que forma o aluguer de um espaço destes afeta as suas finanças. Irá deixá-lo apertado e em trabalhos no caso de uma despesa com a qual não conta? Ou está à vontade para investir?


Tem a personalidade ideal para coworking?

A primeira grande vantagem deste espaço é criar o ambiente tradicional de um escritório. Enquanto muitos profissionais preferem a solidão da sua casa, outros não dispensam o barulho e a rotina de um escritório com outros profissionais. Neste último caso, é fulcral compreender quais os limites de cada um dos espaços, lembrando-se das regras comuns como o respeito pela privacidade e concentração de quem o rodeia. Se gosta de comunicar frequentemente, tenha em mente que ainda que isso seja relativamente fácil de fazer num escritório de uma empresa , o mesmo pode não acontecer quando se rodeia por profissionais que não o conhecem.


Existem atividades associadas ao espaço?

Um espaço de cowork é logo à partida perfeito para aumentar a sua rede de networking mas existem já algumas empresas que organizam nos seus espaços eventos e masterclasses para ajudar os profissionais quer profissional, quer pessoalmente. Se aumentar os seus conhecidos ou os seus conhecimentos é algo a que dá muito valor, deve ter em atenção as opções extra trabalho oferecidas.


LEIA TAMBÉM: Malware: Proteja a sua empresa com estes passos simples


Se não dispensa companhia e o ambiente de um escritório tradicional então descubra mais sobre o que são os novos espaços de coworking pois este pode ser o lugar ideal à sua concentração, produtividade, e sucesso profissional.


Keyword: Coworking, Trabalho Remoto, Nómada Digital, Digital Nomad, Trabalhador Remoto, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais