Etiqueta para profissionais que partilham o local de trabalho


Com o final de muitos escritórios tradicionais, cada vez mais profissionais se veem nos chamados open offices ou em escritórios de co-working onde são obrigados a partilhar o espaço com outros colegas. Benefícios ou desvantagens à parte, é fundamental adaptar-se a este ambiente, consideravelmente diferente de um escritório particular ou do conforto de sua casa, e tal como tudo na vida existe uma lista de regras que deve ter em mente.


Respeite a privacidade dos outros

Pode parecer óbvio mas muitos profissionais, com o desejo de criar amizade com os demais colegas, acabam por invadir voluntária ou involuntariamente o espaço dos outros. Se vê que a outra pessoa está a trabalhar, não incomode a não ser que seja uma emergência. Se ela está ao telefone, não tente ouvir a sua conversa ou comentar sobre esta. Aproveite os almoços ou intervalos para fazer conversa e criar relações pessoas e profissionais sem que prejudique a produtividade de ninguém.


Prime pela limpeza

Um escritório ou uma mesa de trabalho é sempre tudo menos completamente limpa, pelo menos depois de cinco minutos após ter sido arrumada. Documentos, papéis de snacks, a calculadora, canetas e lápis, tudo isto acaba espalhado mas deve sempre ter em mente que aquele espaço não é somente seu e assim que puder deve arrumar a sua mesa. Isto cria um ambiente mais limpo e saudável para que todos possam conviver harmoniosamente.


Permaneça em silêncio

O barulho pode desconcentrar completamente uma pessoa, impedindo-a a de trabalhar eficazmente e isso aplica-se à maioria dos profissionais, por isso, evite fazer demasiado barulho. Claro que o silêncio absoluto é impossível mas se estiver a ouvir música, por exemplo, verifique se o som está a sair dos seus phones, se estiver numa conversa de trabalho tente levá-la para outro espaço ou mantenha a voz baixa. Lembre-se igualmente de manter o seu computador no silêncio caso não tenha phones ou auriculares, evitando que os seus colegas estejam constantemente a ouvir os sons de notificação quer do computador, quer das redes sociais ou outras aplicações.


Tenha atenção aos odores

Ambientadores e perfumes fortes são muitas vezes causadores de desconforto. Não abuse do perfume e tenha a certeza de que o ambientador que leva consigo não incomoda quem está diretamente ao seu lado. Na dúvida, pergunte aos seus colegas.


Se trabalhar em grupo era importante antes, agora é o mais do que nunca. Saiba ouvir as opiniões dos que o rodeiam e tenha atenção para evitar incomodar involuntariamente quem partilha o espaço de trabalho consigo. Estes elementos fora do caminho, esta pode ser uma oportunidade de fazer novos amigos e de se tornar mais produtivo, quem sabe, trocando até experiências e dicas de trabalho.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Transforme o seu restaurante num espaço de coworking

As startups estão a mudar o mundo empreendedor


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais