Cultive e mantenha clientes leais


Os clientes leais são o melhor tipo de cliente que pode querer. Para além de serem um excelente elemento do plano de marketing (pois tendem a incentivar amigos e familiares a visitá-lo), eles são igualmente uma fonte de rendimento em momentos complicados da sua empresa, pelo facto de criarem consigo uma ligação especial, não apenas enquanto negócio mas enquanto pessoa.


Tente conhecer os clientes pessoalmente

Se entre as suas funções estiver a de lojista, este elemento será relativamente simples de conseguir, contudo, mesmo se não estiver presente frequentemente na sua loja ou local de atendimento, é importante que conheça pessoalmente os clientes mais fiéis, criando com eles uma ligação íntima e de amizade.


Interesse-se por eles

Pergunte qual o produto de que mais gosta e se o cliente estiver inclinado para isso, sinta-se à vontade para conversar sobre assuntos que não estejam necessariamente ligados à sua loja. Algumas pessoas gostam de falar um pouco da sua vida e é importante que os deixe comunicar, interagindo amigavelmente com eles.


Mostre que a sua opinião é importante

Para além do que mais admiram, tente perceber que mudanças gostariam que acontecessem dentro da loja. Isto irá demonstrar que está preocupado com a sua satisfação assim como com a evolução do negócio. Talvez haja um produto que vários clientes querem mas que ainda não existe na sua loja - pode estar na altura de repensar o stock.


Crie ofertas especiais

Os cartões de pontos são uma das formas mais populares de recompensar aqueles clientes que mais compram na sua empresa. Ofereça descontos únicos ou até produtos exclusivos que podem ser somente adquiridos se seguidos determinados passos - a oferta de merchandise individualizado, por exemplo, é uma boa opção.


Perceba o que é importante para a sustentação da sua empresa e mantenha as facilidades, essas são as pessoas que estarão consigo até ao fim e que o irão ajudar a melhorar o serviço a cada dia que passa.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como aumentar as reviews à sua marca?

Como reagir a reviews negativas falsas

Como detectar reviews negativas falsas


Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais