Empreendedorismo
Dicas para aumentar os downloads da sua app
Acabou de criar uma app espetacular para o seu negócio... mas agora está na hora de atrair potenciais clientes até ela. Como fazê-lo?
Na verdade, há uma miríade de técnicas que pode utilizar, mas neste artigo vamos focar-nos da otimização da app dentro do ambiente da loja, o método mais económico e eficiente para garantir mais downloads.
1. Escolha o título certo
O título da sua app é um dos elementos mais cruciais para a performance da mesma, portanto escolha-o com cuidado. Certifique-se de que utiliza palavras nas quais tem confiança. Ferramentas como o SensorTower ou AppAnnie podem ser úteis ao fornecer volumes de tráfego precisos e a performance de determinadas palavras. Além disso, não utilize elementos de palavra-chave no título, porque de forma geral as lojas de apps rejeitam as que o fazem.
2. Escolha palavras-chave situacionais
Dependendo dos downloados e tráfego que a sua app já tem, pode ir ajustando as palavras-chave. Por exemplo, se a sua app já tem muitos downloads, pode apontar para palavras-chave que atingem um tráfego maior. No entanto, se está a começar e ninguém sabe o que a app tem ou faz, recomenda-se palavras-chave que tenham um nível de dificuldade básico ou médio.
3. Localize por país
Todas as lojas de apps são separadas geograficamente por país, portanto é sensato localizar a sua app para a otimizar a uma descoberta noutras línguas. Normalmente, as lojas de apps permitem alterar os meta-data da app dependendo do país que está a procurar a app. Algumas empresas usaram uma mistura de Google Translate e tradutores humanos para localizar as suas apps, portanto não deve ter grandes problemas em traduzir a sua também. Pense nas possibilidades de internacionalização...
4. Imagens e palavras poderosas
Assim que as pessoas encontram a sua app, a bola está do seu lado para os convencer a fazer o download. Para otimizar as conversões, sugerimos que use imagens sugestivas, que dê luz sob os aspetos mais atrativos da app e que adicione screen captures da mesma em funcionamento.
5. Atente nas avaliações, críticas e descrições
Quando foi a última vez que fez download de uma app com uma estrela? Os ratings e as críticas não são fatores tão críticos para a descoberta da app como o título ou as palavras-chave, mas são determinantes na taxa de conversão para downloads. Posto isto, é muito mais provável que apostem na sua app se tiver boas recomendações e se tiver uma descrição interessante e apelativa.
6. Siga os dados e os resultados!
A otimização das lojas de apps é um processo contínuo que requer paciência, experiência, tempo e muitos testes para funcionar. Assegure-se de que leva o seu tempo a testar palavras-chave durante alguns períodos de tempo e teste também imagens e descrições para averiguar quais atingem melhores conversões. No final do dia, os números não mentem!
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