Dicas para construir um negócio de sucesso em poucos passos


Construir um negócio de sucesso é o sonho de todo o empreendedor mas este é normalmente um processo longo. Cativar um grupo de clientes, manter os produtos atualizados, criar redes sociais interessantes, um website profissional e informativo, cultivar um atendimento ao consumidor positivo e incentivar a equipa a permanecer consigo são alguns dos muitos desafios que terá pela frente, até alcançar um patamar de estabilidade e segurança. São pequenas dicas mas que juntas, se tornam na solução para um sucesso garantido.


LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: O conceito de sucesso é muito relativo


Tenha atenção na hora de contratar

Contratar um familiar ou alguém que lhe peça um ordenado reduzido pode parecer uma boa ideia, afinal, irá poupar investimento inicial importante, certo? O problema desta decisão é que arrisca-se a não manter junto de si profissionais com as habilitações e a experiência necessárias. Isto pode levar a más performances, a uma cultura de empresa negativa, desafios complicados com clientes e parceiros, entre outros. Leia cuidadosamente os currículos e não tenha receio de investir em quem se irá tornar num pilar importante do seu negócio.


Não dependa de apenas uma fonte de rendimento

Focar-se na venda de um produto específico pode parecer ideal, construindo um nicho que o alimentará no presente e no futuro, contudo, isto significa também que no caso de um problema - como a pandemia do COVID-19 - poderá acabar sem a sua fonte principal de rendimento. Para além de aprender a adaptar-se à adversidade, é fundamental tentar sempre ter mais do que uma fonte de receita, capaz de suportar a empresa.


Prime por um atendimento ao cliente de excelência

Os primeiros clientes são os mais difíceis de conseguir e de manter. Convencer as pessoas a procurarem a sua marca, recém-nascida e sem precedentes, requer um cuidado especial com a forma como fala com elas e como apresenta o seu negócio. Por outro lado, garantir que saem satisfeitos, que as suas dúvidas são respondidas prontamente e que ficam contentes com o produto, é também um passo na direção da fidelização - levando o cliente a regressar e a trazer outras pessoas. Uma equipa desmotivada e desinformada, preços demasiado altos ou produtos faltosos, levam os consumidores a abandonarem a marca.


Nunca pare de aprender novas coisas

Conhecer bem a sua área profissional é importante claro, porém, deve manter-se sempre em aprendizagem, conhecendo mais sobre redes sociais, contabilidade, novos softwares, estratégias de marketing, gestão de equipas, entre outros. Isto permite-lhe estar informado na hora de tomar decisões importantes como a contratação de um novo membro, a criação de uma parceria importante e mudanças no modo de operar o seu negócio.


Prever o imprevisível

Prever uma pandemia ou outra calamidade é impossível. O que não é impossível é precaver-se em algumas áreas, por exemplo, possuir várias fontes de receita ou colocar mensalmente de lado parte do dinheiro para um bolo de emergência, o chamado “pé de meia”. O que acontece se a matéria bruta que usa não chegar a tempo? Como resolver o problema de um parceiro importante o abandonar? Tem seguro caso uma tempestade destrua a sua loja? Como diz o ditado “é melhor prevenir do que remediar” e no mundo do empreendedorismo isto é muito verdade, podendo fazer a diferença entre um negócio longo de sucesso ou algo que não ultrapassa “a maldição dos cinco anos”.


LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: Mitos sobre o que é ser um empreendedor


Não há magia para construir o seu negócio de sonho mas certos passos facilitam o caminho e garantem que faz escolhas acertadas. Lembre-se ainda que é relevante conhecer a experiência de outros profissionais através de networking por plataformas como o LinkedIn, leitura de obras, e da participação em eventos como o WebSummit, inspirando-se no sucesso dos outros.


Keywords: Redes Sociais, Facebook, Instagram, WebSummit, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais