Dicas que o vão ajudar a manter o seu pequeno negócio
A atual pandemia está a ser fruto de incerteza tanto para as grandes empresas como para os pequenos negócios, contudo, estes últimos são os que tendem a sofrer mais, devido a uma menor flexibilidade financeira. Para o ajudar a atravessar este período, trazemos algumas dicas do que pode começar a fazer hoje.
Mantenha os clientes atualizados
Os pequenos negócios têm várias vantagens e uma delas é o facto de possuírem uma clientela mais reduzida e com a qual podem facilmente comunicar. Use as redes sociais para indicar quando voltará a abrir, quais as mudanças que a sua empresa ou loja sofreram, quais as medidas de segurança que está a implementar, quais os novos prazos de entrega, entre outras informações importantes.
Mantenha produtos disponíveis para venda
A dificuldade em adquirir materiais brutos ou ter acesso aos produtos que vende será um dos grandes desafios, porém, o pior que pode fazer é apresentar uma loja com demasiados “out of stock” ou “indisponíveis”. Sem produto para vender, você irá perder rendimento, algo nada desejável. Reflita sobre o que consegue oferecer para compensar esta falha. O que consegue disponibilizar que o cliente também procura?
Mergulhe no mundo digital
As vendas online aumentaram consideravelmente nos últimos meses e se ainda não mergulhou nesse mundo, deve fazê-lo o mais depressa possível. Lembre-se que não precisa de uma loja online para vender os seus produtos. Plataformas como o Marketplace do Facebook já lhe oferecem essa ferramenta ou, como alternativa, pode usar os meios tradicionais do papel e da caneta, com idas aos correios.
Mantenha as despesas no mínimo
Será que precisa da sua loja local neste momento? Ou é capaz de trabalhar a partir de casa? Se não está a receber clientes e se adaptou bem ao digital, esta pode ser uma opção. Será que precisa de internet na loja? Será que possui programas de subscrição automática que não usa? Olhe em volta e reflita sobre o que precisa mesmo para trabalhar, diminuindo as despesas ao máximo, garantindo o seu equilíbrio financeiro.
Não se deixe ficar para trás pois recuperar será ainda mais difícil. Comece já a pensar em alternativas e formas de se adaptar rapidamente ao “novo normal”.
Keywords: Facebook, Marketplace, Redes Sociais, Startup, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo