Dicas que o vão ajudar a manter o seu pequeno negócio


A atual pandemia está a ser fruto de incerteza tanto para as grandes empresas como para os pequenos negócios, contudo, estes últimos são os que tendem a sofrer mais, devido a uma menor flexibilidade financeira. Para o ajudar a atravessar este período, trazemos algumas dicas do que pode começar a fazer hoje.


LEIA TAMBÉM: As vantagens de criar uma app para a sua loja online


Mantenha os clientes atualizados

Os pequenos negócios têm várias vantagens e uma delas é o facto de possuírem uma clientela mais reduzida e com a qual podem facilmente comunicar. Use as redes sociais para indicar quando voltará a abrir, quais as mudanças que a sua empresa ou loja sofreram, quais as medidas de segurança que está a implementar, quais os novos prazos de entrega, entre outras informações importantes. 


Mantenha produtos disponíveis para venda

A dificuldade em adquirir materiais brutos ou ter acesso aos produtos que vende será um dos grandes desafios, porém, o pior que pode fazer é apresentar uma loja com demasiados “out of stock” ou “indisponíveis”. Sem produto para vender, você irá perder rendimento, algo nada desejável. Reflita sobre o que consegue oferecer para compensar esta falha. O que consegue disponibilizar que o cliente também procura?


Mergulhe no mundo digital

As vendas online aumentaram consideravelmente nos últimos meses e se ainda não mergulhou nesse mundo, deve fazê-lo o mais depressa possível. Lembre-se que não precisa de uma loja online para vender os seus produtos. Plataformas como o Marketplace do Facebook já lhe oferecem essa ferramenta ou, como alternativa, pode usar os meios tradicionais do papel e da caneta, com idas aos correios.


Mantenha as despesas no mínimo

Será que precisa da sua loja local neste momento? Ou é capaz de trabalhar a partir de casa? Se não está a receber clientes e se adaptou bem ao digital, esta pode ser uma opção. Será que precisa de internet na loja? Será que possui programas de subscrição automática que não usa? Olhe em volta e reflita sobre o que precisa mesmo para trabalhar, diminuindo as despesas ao máximo, garantindo o seu equilíbrio financeiro.


LEIA TAMBÉM: Newsletter: Razões para aproveitar as vantagens deste meio de comunicação


Não se deixe ficar para trás pois recuperar será ainda mais difícil. Comece já a pensar em alternativas e formas de se adaptar rapidamente ao “novo normal”.


Keywords: Facebook, Marketplace, Redes Sociais, Startup, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais