Dicas para Melhorar a sua Memória


Esquecer o aniversário de um familiar ou uma compra doméstica é aborrecido, mas uma boa memória tem um papel particularmente importante no ambiente profissional – afinal, lembrar prazos e tarefas, memorizar apresentações e saber nomes poderá fazer a diferença. Por isso, neste artigo apresentamos alguns hábitos que o ajudarão a melhorar este aspecto.


LEIA TAMBÉM: Como lidar com o feedback negativo?


Praticar exercício regularmente

O exercício, em particular a corrida, ajuda a melhorar as funções de memória, ao incentivar a produção de uma proteína que alimenta o desenvolvimento de neurónios.


Alimentos amigos do cérebro

As nozes são alimentos especialmente bons para melhorar a sua memória – os antioxidantes incluídos no fruto seco ajudam a desacelerar o declínio cognitivo. O peixe (em especial, o salmão) também é um alimento que ajuda a manter as células cerebrais saudáveis e “felizes”.


Beber café, de forma moderada

Vários estudos demonstram que a cafeína ajuda a consolidar o processo de armazenamento de informação no cérebro.


Fazer pequenas sestas

Segundo a Universidade da Califórnia, o sistema nervoso autónomo – que controla atividades como a respiração, batimento cardíaco e digestão – ajuda à consolidação da memória enquanto dormimos. Assim, dormir pode ajudar a transformar memórias de curto-prazo em memórias de longo-prazo. Uma sesta breve a meio da tarde pode ainda ajudá-lo a pensar de forma mais flexível.


Tomar notas em papel

Há vários estudos que comprovam que tirar notas à mão ajuda a relembrar a informação de forma mais eficaz. Em comparação, as notas digitais tendem a ser facilmente esquecidas.


Ter horários fixos de refeição

Um estudo da UCLA confirmou que os snacks tardios antes de deitar afetam a função da memória, em particular a capacidade de concentração e aprendizagem. No mesmo estudo, ficou comprovado que reagimos melhor a testes de memória se estivermos habituados a tomar refeições sempre à mesma hora do que a horas aleatórias.


Rir é o melhor remédio

Rir ajuda a melhorar a criação de memórias de curto-prazo – isto porque o riso propicia a descontração e eliminação do stress, ajudando assim na função de memória.


Fazer Yoga

Segundo o Journal of Alzheimer’s Disease, fazer yoga ou meditar pelo menos uma vez por semana ajuda à função cerebral e previne o declínio cognitivo.


Experimentar coisas novas

Porque o nosso cérebro está programado para decidir constantemente o que é importante lembrar, fazer coisas novas ou quebrar a sua rotina pode ajudá-lo a assumir que informação é importante manter.


LEIA TAMBÉM: Dicas que o vão ajudar a manter o seu pequeno negócio


São as pequenas ações que fazem a diferença, melhorando a sua memória e prevenindo até problemas no futuro. Quantas destas atividades já inclui no seu dia-a-dia?


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais