Dicas para pedir investimento à sua família e amigos


Pedir investimento à sua família e aos seus amigos é um passo natural especialmente quando está a começar o seu próprio negócio e quer garantir que tem capital suficiente não apenas para abrir a empresa mas também para a manter numa fase inicial. Contudo, pedir investimento a quem conhecemos pode tornar a comunicação demasiado casual, levando a outra parte a não se sentir confiante o suficiente para avançar com o pedido.


LEIA TAMBÉM: Black Friday | Prepare-se para o próximo grande evento


Introduza a proposta com um tom sério

Combine um almoço ou um jantar com a pessoa e comunique que deseja ter uma conversa séria com ela. Crie mentalmente, ou em papel, um esquema de como irá puxar o tema. Apresente o projeto (se a pessoa ainda não o conhecer), quais os seus objetivos, de quanto precisa em investimento, e para onde será direcionado esse mesmo investimento. Ao conhecer bem os pormenores, o outro terá uma maior tendência a ajudá-lo.


Prepare-se para responder a todas as questões

É natural que o outro tenha questões a colocar pois é o seu dinheiro que está em risco. Por mais básica ou complexa que seja a pergunta, responda detalhadamente. Lembre-se também que é comum algumas das questões aparecerem após a reunião inicial.


Dê tempo e espaço para o outro decidir

Insistir demasiado no investimento pode levar o outro a acreditar que você não está realmente certo de que o projeto irá funcionar ou, pior ainda, pode transmitir a ideia de que não respeita o dinheiro dos outros e o esforço que investir em algo pressupõe.


Não deixa nada apenas apalavrado

Quando falamos de familiares e de amigos, é comum acreditarmos que podemos confiar totalmente na sua palavra, no entanto, infelizmente nem sempre isto acontece e para evitar problemas futuros deve deixar por escrito um documento assinado por ambas as partes que mencione a totalidade do investimento e a data em que o dinheiro foi recebido.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Cuidados a ter com cada uma das gerações


Dê asas ao seu projeto mas não se precipite neste passo tão importante. Analise bem a sua proposta e não tenha receio de se expor a quem lhe é mais próximo.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais