Dicas para pedir o primeiro empréstimo da sua empresa


O início de um negócio ou um imprevisto podem levá-lo a pensar na hipótese de recorrer a um empréstimo para adquirir os materiais necessários a uma nova jornada ou para saldar pagamentos importantes. Se este é o seu caso, trazemos algumas dicas a ter em conta antes de dar este grande passo.


LEIA TAMBÉM: Finanças: Como melhorar a sua situação económica em 2021


Calcule ao certo de quanto dinheiro precisa

Se se encontra numa fase inicial do seu projeto, deve calcular cuidadosamente todo o material de que irá precisar mais o investimento em eletricidade, internet, pessoal, publicidade, entre outros. Se tem um valor em dívida, calcule não apenas qual esse valor mas também aquele de que precisará para os momentos futuros. Deste modo, evitar criar empréstimos demasiado altos ou que o obriguem a um segundo empréstimo.


Tenha imprevistos em atenção

Este ponto é especialmente importante para novos empreendedores. O empréstimo não deve cobrar apenas as necessidades de abertura como as dos primeiros meses, altura em que a sua receita poderá ser demasiado baixa. No caso de um negócio em dificuldades, tenha em conta imprevistos semelhantes ao atual que possam decorrer nos próximos tempos, criando uma rede de segurança na hora de procurar um empréstimo.


Não aceite a primeira proposta

Diferentes bancos e diferentes circunstâncias oferecem opções distintas não somente de valores a emprestar como de juros a pagar. Compare bem as suas opções e escolha aquela que mais se enquadra no que pretende e no que pode de facto devolver.


LEIA TAMBÉM: Contabilidade: Dicas para freelancers e empreendedores a solo


No fim, tenha a certeza de que optar por um empréstimo é a solução mais adequada para si, e não se deixe levar por propostas com valores muito acima dos que precisa ou com taxas que tornam o pagamento demasiado arriscado ou impossível. Ainda que possa ser a ajuda para o arranjar ou o renascer do seu negócio, um empréstimo pode também acarretar problemas a curto e a longo prazo.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais