Educação: Como garantir o bom comportamento online dos seus estudantes


A tecnologia veio facilitar em muito a nossa vida, em especial durante a pandemia do COVID-19, contudo, se possui uma escola, um centro de estudo ou outro espaço de aprendizagem, as vantagens certamente aliaram-se a novos desafios que deve ter em consideração para garantir o continuado sucesso do seu negócio. É fundamental manter-se atualizado e em constante adaptação para que possa satisfazer quem procura os seus serviços, em especial no que diz respeito à educação de adultos e jovens.


LEIA TAMBÉM: 5G: As grandes mudanças que esperam 2021


Substitua o cara-a-cara

Quando corrige trabalhos de casa ou testes, é natural dar feedback aos alunos, não só apontando os erros mas parabenizando as conquistas. Porém, num contacto online é por vezes fácil esquecer este elemento tão importante na construção de uma boa relação. Chamadas individuais ou o uso de stickers comemorativos são exemplos do que pode fazer para garantir que as pessoas se sentem acompanhadas e apreciadas.


Testes diferenciados

A facilidade que os alunos têm agora de trocar respostas, torna fundamental criar alternativas, sendo a mais conhecida a elaboração de testes diferentes para cada aluno. Deste modo, trocar informações será mais difícil, obrigando uma parte a perder tempo para ajudar o colega, algo que não tem tanta probabilidade de acontecer. Testes temporizados e individuais são também outra alternativa a considerar.


Invista nas perguntas de resposta longa

Lembra-se de ter feito testes com consulta? Há alguns anos essa estratégia era muito usada, tanto nos ciclos como no liceu e nas universidades. E recorda-se do que acontecia? Muitos dos alunos não conseguiam notas positivas ou elevadas. Isto acontece porque os testes eram feitos a pensar na resposta longa ou subjetiva e não na cópia de dados que podem ser encontrados em livros ou na internet. Pedir aos alunos que expliquem pelas suas palavras determinado fenónemo, ou que deem a sua opinião sobre um assunto histórico, são formas modernas de garantir a aprendizagem e o estudo.


Esteja atento a novas estratégias de mau comportamento

Geradores de texto, plágio de documentos online, e compra de trabalhos são algumas das ameaças ao conhecimento com que se irá deparar. Contudo, ao lado destes estão identificadores de plágio e outras formas de se certificar que os alunos não procuram as opções fáceis. Mantenha-se atento às novas tendências.


Novas formas de compensar os alunos

No final, não se deve esquecer de compensar os alunos de forma criativa. Sair mais cedo das aulas, trazer um bolo para a turma ou ver um filme eram reforços positivos usados anteriormente mas, quando o estudo se mantém online, é necessário ser criativo. Organizar jogos em grupo, deixar os alunos partilharem as suas conquistas nos jogos do momento, e oferecer até gift cards são opções a ter em conta neste mundo cada vez mais digital.


Não se deixe ficar para trás pois os jovens irão rapidamente procurar alternativas que vão de encontra ao que pretendem. Modernize-se e prepare-se para os novos desafios que advêm dessa modernidade. Recuperar o ensino presencial é, claro, algo por que deve lutar mas não se esqueça que é também importante ter em vista as novas modalidades de ensino.


Keywords: 5G, Tecnologia, Educação, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais