E-mails transacionais: O que são e quais os melhores exemplos
O que acontece quando um cliente deixa produtos no carrinho e sai do website? Que mensagem envia a novos clientes ou a subscritores da newsletter? Estas comunicações são chamadas de e-mails transacionais e são muito importantes para a sua empresa, por isso, trazemos alguns exemplos a ter em consideração.
Abandono do carrinho de compras
Se possui uma loja online, sabe bem que os carrinhos são muitas vezes abandonados com produtos e a sua compra depende em muito da sua interação com o cliente. E-mails personalizados com produtos semelhantes e até promoções fazem a diferença, e relembram a pessoa das vantagens de continuarem o processo.
Registos deixados a meio
Se o usuário tem de aceitar um e-mail para se registar na sua plataforma, é possível que alguns se esqueçam de o fazer, ou até que nem recebam a mensagem. Aqui é a sua hora de criar um e-mail personalizado a enviar alguns dias depois, lembrando não apenas que o usuário tem de aceitar o registo, como indicando todas as vantagens da sua plataforma.
Mensagens de boas-vindas
Sim! Os e-mails de boas-vindas também são consideradas mensagens de transição. Personalize ao máximo e fuja dos textos demasiado formais. Aqui é espaço para mostrar os seus produtos mais populares, as promoções em vigor, as redes sociais, entre outros elementos importantes.
Encomenda enviada
Um dos últimos e-mails que irá enviar, irá conter a confirmação da encomenda ou do envio. Nesta hora, deve incluir dados como contactos em caso de dúvida, um botão para edição ou mudança de morada, as vantagens que eventualmente ganhou (por exemplo, pontos), entre outra informação positiva e que cative o cliente.
Não trate os e-mails transacionais como meras mensagens informativas e tire o maior proveito deles. Lembre-se sempre que o consumidor moderno gosta de personalização e, ainda que nem sempre seja possível devido ao número de encomendas, tente ao máximo manter este seu lado único.
XXXXXX
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo