Empreendedorismo: Conselhos e dicas para jovens empreendedoras


Começar no mundo do empreendedorismo nunca é tarefa fácil e isso apenas se complica quando existe uma maior dificuldade em encontrar investidores ou bons parceiros devido a preconceitos que ainda persistem. Para a ajudar nos primeiros passos, trazemos alguns conselhos partilhados pela maioria das empreendedoras de sucesso.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: Dicas para aperfeiçoar o seu perfil


Lute por manter do seu lado os bons profissionais

É mais fácil deixar os seus funcionários saírem da empresa e procurar outros que aceitem os modos de funcionamento da mesma. No entanto, isto significa que está constantemente a investir dinheiro e tempo numa tarefa demorosa e que nem sempre termina com bons resultados. Quando encontra o profissional ideal ao seu negócio, lute por mantê-lo, ouvindo as suas necessidades e os seus desejos para o futuro. Claro que não deve mudar a sua empresa ou as suas práticas somente porque alguém lhe pediu mas dedique tempo a manter do seu lado aqueles que farão a sua empresa crescer.


Não tenha receio de arriscar

Ser empreendedor é sinónimo de enfrentar riscos mesmo que de certa forma controlados. Se o seu instinto lhe diz para seguir com um projeto arriscado para o qual se sente preparada, avance. Evitar riscos completamente irá tornar o crescimento mais difícil.


Tome conta da sua saúde mental

A maioria das pessoas não pensa duas vezes quando se trata de saúde física mas quando se fala de saúde mental, essas mesmas pessoas evitam o assunto. Tenha extra atenção a problemas como a exaustão ou a depressão e não tenha receio de procurar ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Uma saúde mental deteriorada irá prejudicar gravemente a sua produtividade, por isso, mesmo que pense que não precisa, reflita sobre o assunto.


Confie nos seus conhecimentos e na sua experiência

No caminho irá encontrar quem duvide das suas habilidades mas não deixe que isso a influencie negativamente. Se sente que de facto ainda não conhece o suficiente, inscreva-se em cursos, leia livros e ouça podcasts sobre a sua área de interesse mas nunca se deixe levar pelas ideias do outro somente porque acredita que não conhece nada do mundo do empreendedorismo. Seguir somente o que outros profissionais mais velhos dizem irá levá-la a construir um negócio do qual não se orgulha e pode ainda tomar decisões que a prejudiquem gravemente.


LEIA TAMBÉM: SEO: O que é e quais as principais dicas (How To)


Procure conselhos e mentoria de empreendedoras cujos desafios sejam semelhantes aos seus, nunca pare de aprender, e siga os seus instintos e conhecimentos quando toca a tomar decisões importantes.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais