Empreendedorismo: Elementos que não pode ter quando abre um negócio


Abrir um negócio não é um processo simples e infelizmente a inexperiência dos envolvidos cria situações complicadas que podem até levar ao final prematuro do projeto. Nem sempre é fácil detetar onde estão as fragilidades mas se encontrar algum destes elementos pode estar na altura de refletir sobre as melhorias que pode fazer.


LEIA TAMBÉM: Inteligência Artificial: Como o Machine Learning o pode ajudar


Falta de um plano de negócios

A falta de um plano de negócios ou a existência de um documento mal executado é meio caminho andado para um negócio que não conseguirá vingar. Este ficheiro será fundamental para conseguir investimento e também para se organizar, sabendo que produtos vai oferecer, qual o seu público-alvo, quais as estratégias de marketing, de quantos profissionais vai precisar, entre outros dados importantes.


Está a pensar ser o único funcionário

Em primeiro lugar, dominar vendas ao público, técnicas de atendimento a esse mesmo público, e estratégias de marketing assim como gestão de redes sociais é algo complicado de se conseguir, contudo, vamos aceitar que de facto tem os conhecimentos necessários para levar estas tarefas (e outras) avante sem ajuda. A realidade é que não existe tempo suficiente para tudo e mais tarde ou mais cedo irá deparar-se com algumas opções: não ter tempo para si e para a família, executar as tarefas a meio gás pois é a única forma de as terminar todas, ou o negócio cai por falta de pilares estáveis. Reflita bem sobre esta escolha e não tenha receio de contratar pelo menos mais um profissional para o ajudar.


Começar sem investimento extra

Abrir o seu negócio será sempre um processo bastante caro e o pior que lhe pode acontecer é chegar a meio e não ter dinheiro, começando imediatamente a fazer dívidas. Tenha uma fonte de rendimento estável, algum investimento guardado para uma emergência, e estude bem não apenas quais os seus gastos mas também como os irá suportar.


LEIA TAMBÉM: Tecnologia: Prepare-se para as tendências de 2020


A isto podemos adicionar a falta de procura local e nacional do produto ou do serviço que pretende vender, assim como uma falta de sensibilidade quando se trata de atendimento ao público. Reflita muito bem nos elementos que não podem faltar para que possa construir um negócio bem pensado.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais