Empreendedorismo: Ideias para o design de pequenas lojas


Se pretende avançar com o seu negócio e abrir a primeira loja física, é importante ter algumas noções de disposição e aproveitamento do espaço. Um mau aproveitamento não lhe permite ter um bom número de produtos à venda ou pode causar demasiada poluição visual, algo que deve evitar ao máximo. Deixamos aqui algumas sugestões low cost que todos podem aproveitar.


LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: Como escolher uma cidade para abrir negócio


Evite um aspecto desarrumado e abarrotado

Use cores neutras para as mobílias e itens grandes, dando personalidade ao espaço com pequenos objetos mais coloridos, como vasos e almofadas. Não tente amontoar demasiado merchandise, para que a sua disposição se mantenha elegante e atrativa.


Ilumine o espaço de diferentes formas

A iluminação é importante em qualquer loja, mas particularmente crítica em locais apertados. Se um canto da sua loja não estiver bem iluminado esse espaço é considerado perdido. Utilize uma combinação de luzes compactas, candeeiros, arandelas e led. Esta junção irá não só certificar que o espaço está bem iluminado, como lhe dará um ar de variedade e conforto.


Pense verticalmente

Mostrar produtos a vários níveis e alturas maximiza o espaço e é visualmente atraente para os clientes. Dispor prateleiras a diferentes alturas permite-lhe isto, bem como pendurar outros itens no teto (cortinas, por exemplo) até ao chão.


Pinte uma parede

Pintar uma parede de uma cor forte é uma forma barata e eficiente de apimentar o espaço e de dar ilusão de que é maior. Tecidos ou papéis de parede coloridos podem oferecer o mesmo efeito, enquanto acrescentam textura e padrões à loja.


Utilize estantes como divisórias

Separar áreas numa pequena loja pode parecer um desafio, mas estantes altas e abertas podem ser uma boa forma de dividir o espaço enquanto expõe produtos e cria um aspeto mais arejado.


Crie “efeitos de janela”

As janelas podem abrir um espaço pequeno e torná-lo maior. Uma ideia possível, se tiver mais do que um pequeno espaço na sua loja, é abrir pequenos espaços de janela nas paredes que separam as duas salas, criando um aspecto arejado. Outra opção é usar espelhos altos, que dão a ilusão de mais luz e movimento num espaço pequeno.


Pense fora da prateleira

O uso de prateleiras é muito eficiente para aproveitar o espaço das paredes, mas pode sempre pensar noutras formas criativas de expor os seus produtos. Por exemplo, no caso de uma joalharia, pode usar um quadro, estender linha à sua largura e altura e usar pionés para pendurar produtos.


LEIA TAMBÉM: Como diminuir as filas na sua loja


Na hora de criar um ambiente convidativo e que incentive a compra não tem de investir demasiado, conseguindo boas soluções com pequenos detalhes. Antes de montar o espaço olhe para ele e imagine a melhor forma de o aproveitar. Não tenha também receio de pedir sugestões a familiares e amigos.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais