Empreendedorismo: Como resolver a dívida da sua empresa
Maus investimentos, a perda repentina de clientes, atendimento ao cliente precário, a falta de procura, o abandono de bons funcionários, e até um desastre natural podem estar na base de dívidas que colocam a sua empresa em risco. Antes de pensar no pior, em terminar o projeto, analise as opções e perceba se não existem caminhos que lhe permitam dar a volta.
Mantenha a calma
Desesperar e entrar em pânico podem até ser reações naturais à descoberta de uma dívida, no entanto, é nestas alturas que deve manter a calma, de forma a ser capaz de refletir e de encontrar as melhores soluções.
Procure gastos que possa combater
Verifique tudo, desde programas que não usa ou subscrições que se esqueceu de cancelar, a gastos com a eletricidade que possam ser reduzidos. Em casos extremos, deverá considerar uma diminuição dos ordenados, nas regalias que oferece e que o possam prejudicar neste momento e, se não houver alternativa, no despedimento de pessoal.
Estude novas formas de marketing
Agora mais do que nunca é fundamental usar tudo o que sabe quando se trata de marketing. Entre em força nas redes sociais, ofereça descontos, escreva artigos sobre a utilidade dos seus produtos e serviços, peça ajuda à equipa para a divulgação da marca. Aumentar as vendas poderá salvá-lo ou, pelo menos, diminuir os estragos.
Reveja o preço dos produtos
Aumentar o preço dos produtos nem sempre é o passo mais acertado mas pode acontecer que o valor que leva esteja desatualizado, devendo neste caso ser alinhado lentamente com o que a concorrência pratica.
Lembre-se ainda que pode e deve encontrar formas de pagamento a prestações, algo flexível que lhe permita colocar as contas em ordem sem ter de terminar contratos ou formalizar o fim do negócio. Em simultâneo, evite adiar uma solução pois o tempo irá piorar o estado da dívida.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo